Página Interna

Veja como consultar rol de procedimentos cobertos por planos de saúde

Com decisão do STJ, somente tratamentos previstos em lista da ANS têm obrigatoriedade de serem atendidos pelos planos. Foto: Getty Images.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nessa quarta-feira (8/6) tornar taxativo o rol de procedimentos a serem cobertos pelos planos de saúde no Brasil. Com a decisão dos ministros, a lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que era exemplificativa – permitia acréscimo de situações não previstas, mas necessárias –, foi alterada. Passou a ser taxativa, ou seja, restrita ao que está escrito.

Com isso, somente tratamentos previstos pela ANS têm cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Pacientes que têm seus tratamentos, exames e cirurgias garantidos por meio de liminares da Justiça podem ter esse direito questionado. E as futuras necessidades que usuários venham a ter fora da lista serão ainda mais difíceis de serem respeitadas em uma eventual guerra judicial.

Para saber como consultar os procedimentos previstos pela ANS, leia a matéria completa no portal Metrópoles, parceiro do Conexão 085.

Topo Logo

Apoio e patrocinio