Página Interna

Único cearense selecionado para Bienal de Arquitetura de Veneza lança exposição

Acontece nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a partir das 18h30, no Shopping RioMar Fortaleza, o coquetel de lançamento da exposição “Energy – Juca Máximo Gallery & Studio”. A mostra terá 42 obras inéditas que inclui duas esculturas, 26 pinturas, uma divisória, três instalações e 10 desenhos de Juca Máximo, único cearense a ser selecionado para a Bienal de Arquitetura de Veneza 2020, considerada o maior evento arquitetônico do mundo. A abertura oficial da exposição está marcada para sexta-feira (3).

“A arte é subjetiva, apenas se disfarça de palpável. Sua essência só pode ser tocada pela alma. Uma obra de arte é fruto da energia interna de seu criador, que transmuta tintas, telas e ferros, que são emaranhados de elementos em puro sentimento”, comenta Juca Máximo. Esse sentir pode ser percebido em todas as criações do artista em sua nova série: Energy. A exposição é fruto de um olhar que aprecia a energia complexa e onipresente dos seres humanos, que foi o elemento principal para as novas criações.

As 42 peças foram produzidas durante 12 meses em vários espaços, como a casa do artista e o ateliê vivo, que fica dentro da sua galeria, e muitas das instalações foram sendo desenhadas e montadas dentro de oficinas e galpões, onde Juca se dedica em cada etapa, desde o processo de soldagem, pintura e preparação dos materiais.

Foto: Divulgação

As criações apresentadas por Juca, na exposição, estão despidas, mostrando apenas o sentir. A respeito disso, ele afirma: “Minha alma está sem vestes, da mesma forma que cada obra da Energy, e o meu espírito está completamente livre para viver o que a vida espera que eu viva”.

Para a construção de suas 42 obras inéditas, Juca usou diversas técnicas para atingir o objetivo final de transformar esses materiais em arte. Nesse contexto, as criações artísticas possuem vários formatos e tamanhos. A exposição terá: Pinturas, em acrílico sobre tela; desenhos, em Nankin sobre papel; divisória, em acrílico sobre ferro; esculturas e instalações, em acrílico sobre ferro; e o artista ainda apresenta para o público duas instalações em madeira.

Destaque e premiações

Juca é artista visual, escultor, designer e ilustrador. Eleito artista do ano 21/22 pelo Prestige Awards em Londres, 3º melhor ilustrador em 2018 pela Lurzer’s Archive e artista visual destaque em mais de 20 países., bronze no Canadá, Vencedor e Featured no Ello, Finalista no The Global Art Award, na China, Jackson’s JOPP 2018 em Londres, Hiiibrand Illustration 2017 na China, Art Revolution Taipei 2019 e 2021 em Taiwan, publicado no 200Best Illustrator Worldwide 18/19 da Lurzer’s Archive e criador da primeira divisória artística pintada a mão exposta na Biennale di Venezia of Archittecture 2021. O artista é reconhecido em mais de 20 países ao redor do globo.

Além disso, o cearense também está entre os sete brasileiros escolhidos para participar da exposição internacional em Veneza. Já no Art Revolution Taipei 2021, Juca Máximo foi o único nome nacional selecionado para a final da competição.

Serviço:

Energy – Juca Máximo Gallery & Studio

Coquetel de lançamento: 02 de dezembro, às 18h30

Abertura oficial da exposição: 03 de dezembro

RioMar Fortaleza (Piso L2, em frente ao Elevador Panorâmico)

De segunda a sábado das 10h às 22h, e aos domingos, das 13h às 21h

Entrada Gratuita

Topo Logo

Apoio e patrocinio