Página Interna

Teste do Olhinho: o primeiro passo fundamental para identificar doenças oculares

No último dia 29 de janeiro, o jornalista Tiago Leifert e sua mulher Daiana Garbin anunciaram que a filha de 1 ano tem retinoblastoma, um tipo raro de tumor intraocular maligno primário, ou câncer no olho, de origem genética, mais comum entre crianças com até 5 anos de idade, e fizeram um alerta aos pais.

O retinoblastoma tem origem em células da retina e pode afetar um olho (unilateral) ou os dois. A estimativa é que, por ano, cerca de seis mil crianças no mundo sejam afetadas por essa doença. Para prevenir essa e outras condições, é de suma importância o teste do reflexo vermelho, popularmente conhecido como Teste do Olhinho, que deve ser feito ainda na maternidade, até 72 horas de vida do bebê.

Esse é o primeiro exame que ajuda na detecção precoce de doenças oculares que podem afetar crianças. O teste do olhinho é eficaz na detecção de tumores, malformações congênitas, glaucoma e outras doenças oculares que, se forem diagnosticadas precocemente, podem evitar danos no desenvolvimento visual da criança!

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica recomendam que o Teste do Olhinho seja repetido pelo pediatra pelo menos duas vezes ao ano (nas visitas periódicas de puericultura) nos três primeiros anos de vida da criança. Bebês de seis a 12 meses devem passar por um exame oftalmológico completo e, posteriormente, entre 3 e 5 anos de idade, devem ser submetidos a uma segunda avaliação semelhante por um profissional especializado: o oftalmologista!

Os cuidados visuais precoces com correto acompanhamento profissional, associados à detecção destas doenças ainda em estágio inicial, garantem que a criança tenha um desenvolvimento visual completo e sem danos no futuro. Assim, quanto mais cedo levarmos o recém-nascido ao profissional habilitado, menores os riscos de danos visuais permanentes e maiores as chances de um desenvolvimento visual completo e saudável!

Topo Logo

Apoio e patrocinio