Página Interna

Sobral recebe pré-lançamento social do filme “Pureza”, estrelado por Dira Paes

O filme retrata a história real de uma mãe e sua luta contra o trabalho escravo moderno. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (19), chega aos cinemas o filme “Pureza”, que retrata a luta real de uma mãe brasileira para livrar seu filho do trabalho escravo, e que se tornou símbolo desta causa no mundo inteiro. O filme, protagonizado por Dira Paes e dirigido por Renato Barbieri, é considerado uma boa aposta do Brasil para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2023.

O município cearense de Sobral foi escolhido para sediar um pré-lançamento social da obra. A exibição, com entrada franca, acontece nesta quinta-feira (19), às 19h, no Theatro São João. Segundo Barbieri, o objetivo das sessões sociais é abrir os olhos e o coração da sociedade para o trabalho escravo, aumentando a consciência do país sobre esse problema que afeta a dignidade humana.

A iniciativa é fruto de uma articulação da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social do Sobral (Sedhas), por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos, com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e conta com o apoio da Secretaria da Cultura e Turismo de Sobral (Secult).

O drama biográfico conta a história de uma abolicionista contemporânea, Pureza Lopes de Loyola (Dira Paes), uma mãe cujo filho desapareceu em busca de trabalho e de uma vida melhor, deixando de manter contato. Pureza, então, vai à procura do filho e acaba se deparando com uma situação de exploração e de trabalho análogo à escravidão.

A trajetória de luta de Pureza foi reconhecida internacionalmente. Em 1997, ela foi a Londres para receber o Prêmio Antiescravidão oferecido pela organização não-governamental britânica Anti-Slavery International, a mais antiga organização abolicionista em atividade.

O coordenador dos Direitos Humanos de Sobral, Chiquinho Silva, lembra que o trabalho escravo não acabou. “Desde 1995, mais de 58 mil pessoas foram resgatadas do trabalho escravo no Brasil. O filme tem como objetivo chamar a atenção para essas pessoas que são vítimas de uma realidade que, infelizmente, ainda persiste. De vez em quando, vemos na mídia notícias de pessoas resgatadas em situação análogas à escravidão”, lembra

“Agradecemos a articulação com a CPT e apoio da Secult para trazermos o filme a Sobral. E lembramos que o filme estará em cartaz nos cinemas a partir desta data”, finaliza o coordenador.

SERVIÇO
Pré-lançamento social do filme “Pureza”
Data: 19/05
Horário: 19h
Local: Theatro São João
Classificação indicativa: 14 anos

Topo Logo

Apoio e patrocinio