SENAI Ceará recebe representantes de dez Departamentos Regionais e apresenta boas práticas na gestão escolar

Por Redação - Conexão085

Foto: Laura Guerreiro

Gerentes e coordenadores de dez Departamentos Regionais (DRs) do SENAI participaram, na última sexta-feira (27), na Casa da Indústria, do Encontro SAGE de Departamentos Norte Nordeste para conhecer ações do SENAI Ceará no monitoramento de indicadores de gestão escolar. Liderado pelo Superintendente do SESI Ceará e Diretor do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e pela Coordenadora Nacional do Sistema de Avaliação da Gestão Escolar (SAGE), Carla Abigail, o evento ainda contou com a presença das equipes das unidades do SENAI Ceará de todo o Estado.

O SENAI Ceará teve, nos últimos anos, importantes conquistas no SAGE e no Programa de Eficiência de Gestão (PEG), duas iniciativas do Departamento Nacional do SENAI que avaliam o desempenho da gestão das escolas da rede. O Ceará é o único DR do país a alcançar classificação máxima no PEG por quatro anos consecutivos (2021, 2022, 2023 e 2024) em todos os 15 indicadores, que englobam aspectos orçamentários, qualitativos, de eficiência, eficácia, efetividade e gratuidade regimental.

Já no que diz respeito ao SAGE, o SENAI Ceará atingiu o 1º lugar nacional em Evolução da Maturidade de Gestão Escolar em 2023. O Sistema considera os resultados entregues pelas escolas ao longo do ano, incluindo os concluintes dos cursos técnicos e o desempenho apresentado em programas dentro da rede SENAI.

A alta performance nos indicadores fizeram com que a instituição cearense fosse escolhida para receber o encontro e apresentar as boas práticas que levaram às notas máximas. “Estamos muito felizes pelo convite, porque tivemos os nossos indicadores no PEC, nas casas SESI e SENAI, no melhor quadrante. E no próprio SAGE, também fizemos o nosso dever de casa, servindo até de exemplo para outros departamentos. Para nós, é motivo de muito orgulho poder ajudar essas equipes, e o presidente Ricardo Cavalcante apoia de forma incondicional todas essas ações e que a gente possa divulgar isso aos nossos parceiros”, afirmou Paulo André Holanda.

Integração

Segundo ele, o desempenho de destaque do SENAI Ceará nas avaliações é fruto da integração entre as equipes, com o auxílio de recursos e estratégias para o acompanhamento de indicadores e diagnóstico de demandas nas unidades.

“Temos uma equipe focada, determinada, profissional e que trabalha com muita transparência, ética e, principalmente, união. Não adianta sermos bons e não termos uma junção para que possamos seguir de forma assertiva e orientada. Quando se tem essa união, os resultados vêm. Cada um ajuda o outro, seja com uma competência técnica ou então comportamental”, acrescentou Holanda.

Durante o encontro, Walaci Fialho, Gerente da Unidade de Operações e Negócios do SESI SENAI Ceará, falou sobre a atuação do setor nas áreas de apoio comercial, elaboração e acompanhamento de projetos e apoio ao negócio. Já a Gerente do Núcleo ESG-FIEC, Alcileia Farias, apresentou as ações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) com foco em sustentabilidade, e Débora Costa, Gerente de Planejamento, mostrou o trabalho da área no gerenciamento de processos.

Carla Abigail, Coordenadora Nacional do Sistema de Avaliação da Gestão Escolar (SAGE), ressalta que o SENAI Ceará vem mostrando resultados não apenas na eficiência operacional, mas na qualidade da educação ofertada nas unidades. Para ela, o monitoramento de dados para a tomada de decisões, por meio da utilização de BIs, e a sintonia entre alta gestão e os trabalhadores nas escolas são alguns dos diferenciais cearenses que podem servir de inspiração para outros departamentos regionais.

“Vemos essa atuação em rede, desde a fala do Diretor Regional até o gestor de escola. Ontem, tivemos a oportunidade de ver na escola as pessoas que trabalham com esses indicadores e é nítido essa sinergia e a ação articulada, principalmente entre nós, que fazemos educação, com as pessoas. Porque os integradores são importantes, mas, acima de tudo, a condução por parte das pessoas”, pontuou Abigail.

Troca de experiências

O encontro contou com representantes dos DRs da Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Nordeste, Piauí, Maranhão, Sergipe, Pará, Rondônia e Roraima.

Gerente executivo de Educação Profissional do SENAI Pará, Davis Siqueira afirma que o encontro dos Departamentos Regionais reforça a atuação em rede do Sistema Indústria e possibilitam o compartilhamento de dificuldades e experiências de gestão bem-sucedidas.

“Eu penso que a gente aprende um pouquinho com o Ceará e o Ceará também aprende um pouquinho com a gente. E aí, nessa troca, a gente define novas estratégias, elabora novos planos de ação e repensa projetos para atingir determinados objetivos e indicadores. Às vezes, aquilo que já deu certo no Ceará não deu certo no Pará. Mas por que não deu certo? O que eu posso rever na minha operação propriamente dita? Ações como essa reforçam o sentimento de colaboração mútua”, disse.

 

Representando o DR de Pernambuco, Celso Soares, Gerente de Educação e Negócios do SENAI Pernambuco, conta que o Ceará tem sido referência para os demais estados do Nordeste e mostra a força da região em âmbito nacional.

“Nossas expectativas em relação a esse momento foram superadas. Encontramos várias formas de acompanhar e monitorar indicadores, mas também passamos a enxergar os indicadores não somente como uma meta a ser atingida, e, sim, como reflexo do trabalho de qualidade que é feito no dia a dia”.

 

 

30 de junho de 2025 às 16:04

Banner topo – Conexão085
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
MIDDLE BANNER – SENAI
MIDDLE BANNER – SESI
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER
XAMPOO PARTICIPAÇÕES
Banner topo arvo
DEEP – TOPO BANNER
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER

Apoio e patrocinio