Página Interna

São João de Maracanaú está de volta em 2022! Confira a programação

Última edição do festejo, um dos maiores do país, foi em 2019. Fotos: Divulgação/Prefeitura de Maracanaú.

Um dos maiores eventos juninos do Brasil, o São João de Maracanaú, no Ceará, retorna após dois anos sem festejos. O evento acontece de 2 a 19 de junho em novo espaço, prometendo grandes shows, festival de quadrilhas juninas, cidade cenográfica e muitas apresentações culturais em 2022.

Entre as atrações musicais já confirmadas estão Wesley Safadão, Xand Avião, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, Nattan, Raça Negra, Lagosta Bronzeada, Mari Fernandes, Zé Cantor, dentre outras. A previsão é de que mais de 1,2 milhão de pessoas passem pelo evento.

Para receber o grande público, está sendo construída uma grande cidade junina em uma área de 70 mil m², com arena de shows com capacidade para 100 mil pessoas, além de cidade cenográfica, mini-fazendinha, parquinho de diversões e quadrilhódromo com arquibancada para aproximadamente 5 mil pessoas.

Tradição e Cultura

Um dos mais importantes eventos culturais do Nordeste e do Brasil, o São João de Maracanaú contará em 2022 com uma programação que vai muito além dos shows musicais. A tradicional Cidade Cenográfica neste ano homenageará Expedito Seleiro, que com seu artesanato em couro tem conquistado o mundo.

No espaço, haverá Restaurante, Tapiocaria, Engenho, Fazendinha, Barbearia, Igrejinha, Bodega, Xilindró, Lambe-lambe, Museu, Boteco, um Cinema exibindo filmes que representam a riqueza da cultura nordestina.

O local também irá unir várias Secretarias, como a Casa do Selo Unicef, da Juventude e da Diversidade, além de barracas institucionais das secretarias de outros Municípios, que neste ano serão integradas em um único grande espaço.

Atrações Culturais

A Cidade Cenográfica será um grande palco das diversas manifestações artísticas e culturais do Ceará e do Nordeste, com a presença de artistas de Maracanaú e de outros municípios cearenses.

Para animar o público presente, haverá festival de violeiros, repentistas, shows de humor, forró pé de serra, literatura de cordel, danças folclóricas, clássicas e contemporâneas, apresentações teatrais e intervenções circenses. A Cidade dará espaço ainda às manifestações religiosas, com as novenas e grupos de orações.

Mais de 100 grupos juninos de todo Nordeste também irão se apresentar no São João de Maracanaú 2022. Serão vários grandes festivais que acontecerão no Quadrilhódromo: Festivais Municipais de Quadrilhas Juninas, Estadual e Festival Nacional.

Empregos e segurança

Segundo a organização, essa edição do evento irá gerar mais de dois mil empregos temporários, dentre eles: ambulantes, barraqueiros, seguranças, produtores, artistas plásticos, cantores, músicos, artistas circenses, artesãos e no restaurante, cadastrados pela Prefeitura de Maracanaú. Serão cerca de 80 barracas de alimentação somente na Arena de Shows.

Também haverá venda de produtos típicos de vários municípios do Ceará, além dos empregos gerados por pessoal de técnica e de apoio das bandas, segurança, equipes de instalação da Cidade Junina, formando ampla cadeia produtiva estimulada pelo evento. O evento também estimula o turismo nacional no Município e no Ceará.

O São João de Maracanaú tem ainda a preocupação em garantir a segurança dos visitantes. Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SOS Maracanaú e segurança privada totalizam um efetivo de aproximadamente 2,5 mil profissionais ao longo de todo evento. Ambulatório médico e ambulâncias também estarão de plantão, para atender qualquer situação de emergência.

Confira a programação dos shows, que começam sempre a partir das 21h:

Sexta-feira, 3 de junho
Wesley Safadão, Eric Land, Janaina Alves e Caio Brito

Sábado, 4 de junho
Beto Barbosa, Eliane, Caninana e Zé Airton & Wesley

Quinta-feira, 9 de junho
Zé Vaqueiro, Nattan, Isabela Serpa e John Modão

Sábado, 11 de junho
Mari Fernandez, Zé Cantor, Cyro Lima e Preto Joya

Sexta-feira, 17 de junho
Xand Avião, Felipe Amorim, Hannah e Bate o Pé

Sábado, 18 de junho
Raça Negra, Raíssa, Lagosta Bronzeada e Lorim Vaqueiro

Topo Logo

Apoio e patrocinio