Saiba como aproveitar os cardápios juninos sem “abrir mão da dieta”

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Divulgação

O período junino chega com muito forró e com seus deliciosos pratos típicos, o que para muitos é motivo de alegria, para outros é desespero em saber que terá de abrir mão da educação alimentar para poder aproveitar os cardápios juninos. Para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, convidamos a nutricionista Larah Nóbrega, a especialista costuma dar dicas em suas redes sociais mostrando o poder do básico sendo bem feito no processo de emagrecimento.

“É totalmente possível curtir as delícias juninas sem abrir mão da saúde ou da educação alimentar. A chave está no equilíbrio e na consciência das escolhas. Veja como:

Vá alimentado para a festa
Chegar com muita fome pode fazer com que você escolha por impulso e exagere nas quantidades. O ideal é fazer uma refeição leve e nutritiva antes de sair, assim você chega com mais clareza nas decisões alimentares.

Eleja suas prioridades
Se você gosta mais das comidas salgadas, permita-se aproveitar esses pratos com moderação. Se prefere os doces e bolos, escolha pequenas porções para poder provar de tudo um pouco, sem exagerar.

Coma com atenção plena
O prazer do alimento acontece enquanto ele está na boca. Por isso, mastigue devagar, sinta os sabores e viva o momento da refeição. Isso aumenta a sensação de saciedade e reduz a necessidade de repetir por pura vontade de continuar sentindo prazer.

O problema geralmente não é o alimento em si, mas a quantidade, a frequência e a forma como se consome. Porém, isso não exclui a importância de priorizar alimentos mais naturais sempre que possível.

O que torna uma refeição “pesada” muitas vezes não é o prato típico em si, mas o excesso, o acúmulo de preparações calóricas, ou o consumo sem atenção. Comer vários tipos de bolo, com bastante açúcar, leite condensado e ainda bebidas alcoólicas, tudo de uma vez e em grandes porções – isso é que causa mal-estar, ganho de gordura e sensação de culpa depois.

Mas óbvio que a qualidade também conta. Mesmo comendo com moderação, é importante priorizar alimentos menos processados, como: milho cozido, cuscuz (sem recheios pesados), pipoca (feita sem óleo excessivo ou açúcar), batata-doce assada e pamonha salgada.

Esses são alimentos típicos do São João, saborosos e nutritivos, que fazem parte de uma alimentação equilibrada.

21 de junho de 2025 às 15:00

Banner topo – Conexão085
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
MIDDLE BANNER – SENAI
MIDDLE BANNER – SESI
MOURA DUBEUX – BANNER PRINCIPAL
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER
XAMPOO PARTICIPAÇÕES
Banner topo arvo
DEEP – TOPO BANNER
DIAS DE SOUSA – TOPO BANNER

Apoio e patrocinio