Página Interna

Projeto reúne valioso acervo documental do artista cearense Sérvulo Esmeraldo

Foto: Gentil Barreira

Cidadão do mundo, Sérvulo Esmeraldo saiu do Crato, no Cariri cearense, e construiu seu espaço entre os grandes artistas plásticos de sua geração, primeiramente em São Paulo e, a partir de 1957, em Paris. Em Fortaleza, deixou como legado um valioso patrimônio, representado em cerca de 40 esculturas integradas ao espaço urbano da cidade.

O artista deixou um arquivo volumoso, estimado em mais de 10 mil documentos gráficos, fotografias, maquetes, correspondências, recortes de imprensa, entre outros itens de grande utilidade para a pesquisa histórica e a difusão do seu trabalho e da arte contemporânea nacional e internacional.

Desde 2019, o Instituto Sérvulo Esmeraldo realiza uma operação minuciosa de resgate dessa trajetória. O Projeto de Implantação do Acervo Documental busca, além da organização, preservação e divulgação, sistematizar as informações num banco de dados, ampliando a acessibilidade desse arquivo para o público em geral.

“Trata-se de uma coleção valiosa, que inclui históricos das esculturas públicas em Fortaleza – contendo primeiros estudos, projetos, orçamentos, fotos da construção, notícias na imprensa, maquetes; além de projetos de obras inéditos, estudos, cadernos de desenhos, documentos textuais, correspondências profissionais e pessoais, recortes de imprensa, dossiê da produção em joias, histórico de exposições, enfim, um arsenal de informações incomensuráveis”, explica Dodora Guimarães, presidente do Instituto Sérvulo Esmeraldo e curadora do artista, com quem foi casada por 36 anos.

O trabalho envolveu uma equipe de profissionais da área de conservação preventiva, que higienizou, inventariou e acondicionou o acervo, agora em fase de catalogação e digitalização. O projeto tem o apoio do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura e da Lei de Incentivo Federal, e conta com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), da EcoFor Ambiental e da Marquise Ambiental.

Topo Logo

Apoio e patrocinio