Página Interna

PIB cearense cresce 4,78% e segue acima da média nacional

Dados do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) apontam que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará cresceu 4,78% no terceiro trimestre de 2021.

O setor que teve melhor resultado foi a Indústria, com 8,45%, seguido pelo setor de Serviços, com 5,33%. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, o aumento foi de 5,04%.

O PIB cearense entre julho e setembro ficou acima da média nacional, que apresentou um crescimento de 4,0%. Na comparação com o segundo trimestre desse ano, o Estado cresceu 3,25%, enquanto a média do País caiu -0,1%.

Os números apontam que o Brasil está em recessão técnica, uma vez que teve dois semestres consecutivos de queda no PIB. A expectativa é que o Ceará cresça 6,24%, ficando quase 2% acima da projeção nacional, que é de 4,65%.

Banco Central

De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional do Ceará (IBCR-CE), divulgado pelo Banco Central, o PIB cearense avançou 1,82% em comparação com mês de outubro do ano passado.

Já no acumulado do ano, a alta chega a 3,84%, índice ligeiramente inferior ao acumulado dos últimos 12 meses, que ficou em 3,38%.

Topo Logo

Apoio e patrocinio