Página Interna

Passeio de buggy é opção segura e divertida para turismo nas praias de Aquiraz

No município cearense, é possível percorrer todas as praias de buggy. (Fotos: Setur Aquiraz)

É quase impossível visitar o Ceará e não sentir vontade de realizar um passeio de buggy nas praias. Em Aquiraz, no Litoral Leste, os passeios são muito buscados pelos turistas, especialmente nos períodos de alta estação. No município, é possível percorrer todas as praias de buggy, do Porto das Dunas ao Batoque, passando pela Prainha, Praia Bela, Iguape e Barro Preto.

No sobe e desce das dunas, os turistas podem aproveitar ao máximo as formações de areia branca, que dão uma vista privilegiada e panorâmica do mar. Além disso, os passeios de buggy dão acesso a paisagens inesquecíveis e remotas, como rios, lagoas e áreas com skibunda, criando uma experiência completa para a família.

Com ou sem emoção, é um passeio que precisa ser feito com segurança, algo garantido pela legislação do município. Em fevereiro de 2022, a Câmara Municipal de Aquiraz aprovou uma lei que unificou a regulamentação dos modais de transporte, e ainda disciplinou as permissões administrativas para o serviço de buggy para turismo.

Segundo a Lei Ordinária nº 1.438, de 09 de março de 2022, os serviços de Buggy são prestados para satisfazer necessidade pública de natureza turística, observando as normas de segurança, proteção do meio ambiente e do patrimônio turístico e paisagístico do município.

A atividade é destinada ao transporte de turistas e cidadãos interessados em visitar e conhecer áreas de reconhecida beleza natural, valor histórico, paisagístico e ambiental de Aquiraz. Ela é realizada por particulares, que assumem a contratação dos profissionais, os chamados bugueiros, que devem ter certificado de formação em instituição reconhecida pela Prefeitura.

Obrigações e organização

Os passeios devem obedecer rigorosamente os percursos estabelecidos pela lei, e só podem ser realizados em veículos habilitados e em conformidade com a legislação em vigor para o transporte de pessoas, além de devidamente licenciados e cadastrados junto ao Município de Aquiraz.

Dentre as obrigações dos motoristas e permissionários dos Buggys, está o uso de uniforme e crachá padronizados; manter o veículo em boas condições; tratar o turista com urbanidade e respeito; e disponibilizar ao turista o número de telefone do Centro de Atendimento ou Central do Buggy para possível contato sobre novo passeio ou perda de objetos.

Já a Prefeitura tem o dever de, entre outras coisas, regulamentar a atividade; apoiar e fomentar cursos, seminários e eventos para atualização e aperfeiçoamento dos profissionais; credenciar veículos; e definir áreas geográficas territoriais onde será desenvolvido o serviço de Buggy-Turismo.

A lei também organizou o sistema para facilitar o trabalho dos permissionários e motoristas, com todos os bugueiros reunidos em uma única central, organizados por fila única, para atender todo o trecho turístico. Segundo a categoria, é uma legislação que pode servir de exemplo para outros municípios litorâneos.

Topo Logo

Apoio e patrocinio