Página Interna

#OLadoBomDoCeará: documentário destaca mestres da culinária de Assaré

Muito além da receita e da nutrição do corpo, o simples ato de comer é carregado de símbolos e significados. Já dizia Patativa do Assaré, “só quem provou da comida sabe o gosto que ela tem.” É com essa frase que abre o documentário “Pelos Sabores da Memória”, lançado no final de fevereiro.

Filmado em Assaré, município do sul do Ceará, o documentário traz a história de grandes mestres da gastronomia popular da cidade, destacando suas relações fortes e únicas com a culinária local. A produção pode ser assistida no YouTube, no canal do Porto Dragão.

Através do resgate desses saberes e memórias compartilhados, o projeto busca ampliar a noção da comida como fator fundamental na cultura de um local e seu povo. A produção do filme é de Caio Gérson Pereira Nunes, que também contou com direção e roteiro de Sávio Emanuel Pereira Gonçalves e narração de Thays Beatriz Lustosa Pontes.

O projeto foi selecionado no Arte em Rede, convocatória para seleção de projetos artísticos digitais da Secretaria da Cultura do Estado e sua Rede de Equipamentos, geridos pelo Instituto Dragão do Mar. O documentário “Pelos Sabores da Memória” pode ser assistido gratuitamente no Youtube, aqui no link.

Topo Logo

Apoio e patrocinio