Página Interna

#OLadoBomDoCeará: Conheça a nova loja da CeArt no Cariri

Região de riquíssima expressão cultural, incluindo um forte artesanato, o Cariri agora conta com uma nova loja da Central de Artesanato do Ceará (CeArt). Localizado em Juazeiro do Norte, o equipamento vai funcionar no Complexo do Centro Multifuncional de Serviços.

O espaço é mais uma vitrine para a cultura do Cariri e do Ceará, que é o único estado brasileiro que compra do artesão a produção. Além de estimular o turismo local, a nova loja vai render mais oportunidades de negócios para os artesãos da região. São mais de duas mil peças de todas as tipologias do artesanato das regiões do Ceará.

 

A loja fica na Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, no Centro de Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução/Instagram

Na nova loja também será possível realizar a emissão e renovação de identidade artesanal e certificação de produtos artesanais para comercialização.

“O romeiro e o turista que vierem aqui terão a oportunidade de conhecer. É a nossa cultura viva mostrando o dia a dia do nosso estado. Eles contam essa história através de suas peças”, destaca Onélia Santana, primeira-dama do Estado e grande incentivadora do artesanato e da valorização dos profissionais.

Com a nova loja no Cariri, a CeArt passa a contar com seis espaços físicos de comercialização do artesanato cearense no Estado e um canal on-line (lojaceart.online).

Rota Cariri

O Governo do Estado também está desenvolvendo a Rota Cariri, que fará um traçado turístico a partir dos artesãos credenciados que integram o projeto Rotas CeArt. Por meio do site e aplicativo móvel, o projeto vai traçar 14 rotas turísticas artesanais com artesãos cadastrados e credenciados pela Central.

São mais de 2 mil peças com o melhor do artesanato regional. Foto: Reprodução/Instagram

A coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann, explica que, com a Rota Cariri, “a pessoa vai poder visitar a casa do artesão e saber como o produto é feito, aprendendo a valorizar um pouco mais. Vamos até a casa dele conhecer como é feito aquele produto. Vamos fazer essa parceria entre o turismo, cultura e artesanato”.

 

SERVIÇO
CeArt Cariri
Endereço: Complexo do Centro Multifuncional de Serviços, Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro, Juazeiro do Norte
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h.

Topo Logo

Apoio e patrocinio