Página Interna

Novas parcerias fortalecem produção de energia limpa no Ceará

O Ceará dá mais um importante passo para ampliar a sua capacidade de produzir energia limpa e consolidar o HUB do Hidrogênio Verde. O Governo do Estado assinou, nesta quarta-feira (8), dois memorandos de entendimentos que resultarão em mais de R$ 7,6 bilhões de investimento no Ceará.

O primeiro foi firmado com a empresa Ingenostrum do Brasil LTDA, para a construção de dois complexos de energia solar no interior, em Ibicuitinga e Quixadá. Os empreendimentos devem gerar quase dois gigawatts de potência, aumentando em mais de 50% a capacidade do Estado em produção de energia limpa.

O segundo é o 13º memorando de entendimento para produção de hidrogênio verde no Complexo do Pecém. O protocolo foi firmado com a Total Eren, subsidiária controlada do Eren Group, um grupo dedicado à eficiência dos recursos naturais. O hidrogênio verde (H2V) é produzido através de fontes renováveis e é atualmente considerado o pilar da transformação.

Parques de Energia Solar

Empresa de engenharia especializada, a Ingenostrum desenvolve todos os processos e atividades que fazem parte de um projeto de geração, transformação, transmissão e distribuição de energia renovável em larga escala, atuando na Espanha, Colômbia e Brasil. Aqui, a iniciativa dos parques solares será realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

“Nós do sistema S iremos capacitar e qualificar as pessoas de Ibicuitinga e Quixadá. Já temos um centro de treinamento funcionando na Barra do Ceará, investimento da Enel de mais de R$ 13 milhões, e já temos mais de 3.500 pessoas capacitadas para atuar no setor”, ressalta o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante.

Hidrogênio Verde

O HUB de Hidrogênio Verde do Ceará, instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, foi lançado neste ano de 2021, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fiec. A ideia é buscar reduzir a emissão de gases poluentes com novos investimentos e ampliar as oportunidades de negócios e geração de empregos no Estado.

Topo Logo

Apoio e patrocinio