Página Interna

Museu de Arte Popular recebe novo nome, em homenagem a Gilmar de Carvalho

O Museu de Arte Popular dos Mestres e Mestras da Cultura do Ceará, localizado no Centro de Turismo do Ceará (Emcetur), agora será chamado de Gilmar de Carvalho. A mudança ocorre após a Lei nº 17.903, de 11 de janeiro de 2022, que foi sancionada como homenagem ao professor, jornalista, escritor e pesquisador da cultura cearense.

O professor Gilmar de Carvalho era um dos pesquisadores da cultura mais importantes do País, autor de mais de 50 livros e referência nacional na área de tradições e culturas populares. Era bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará em 1971 e em Comunicação Social em 1972, também pela mesma UFC.

Mestre em Comunicação Social, pela Universidade Metodista de São Paulo (1991), e doutor em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Gilmar de Carvalho foi professor do Departamento de Comunicação Social da UFC de 1984 a 2010.

Como pesquisador, Gilmar trabalhou com as relações entre a Comunicação e a Cultura. Desenvolveu pesquisas e atividades de ateliês xilográficos da região do Cariri como a Lira Nordestina, em Juazeiro do Norte, acompanhando a produção de várias edições de livros de cordel, álbuns de gravuras e matrizes.

O Museu passará por uma reforma e integrará a Rede Pública dos Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). Segundo o titular da pasta, Fabiano Piúba, o espaço passa por um processo de novo conceito e programa, considerando todo seu histórico e legado. Também assumirá um conceito de um museu de arte e cultura popular, associado aos saberes e fazeres, às artes e ofícios dos mestres e mestras da cultura tradicional popular.

Topo Logo

Apoio e patrocinio