Página Interna

Mês do Orgulho LGBTQIA+: Fortaleza terá casamento coletivo neste sábado (02)

A cerimônia para 22 casais será realizada às 16h, no Teatro São José. Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza.

Junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, dedicado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todas os membros da comunidade. Nesta terça-feira (28), comemora-se o marco desse período de celebrações e luta por direitos: o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

Neste sábado (02), 22 casais de Fortaleza irão oficializar a união num casamento coletivo LGBT, às 16h, no Teatro Municipal São José. A intenção é celebrar o amor e a diversidade, contribuindo para a proteção dos direitos das famílias LGBT+ na Capital.

A ação, promovida por vários órgãos públicos e privados do Ceará, recebeu inscrições até o dia 14 de abril e contemplou os casais que atenderam às condições do regulamento.

A coordenadora da Diversidade Sexual de Fortaleza, Labelle Silva, lembra que a união civil de pessoas LGBT é um direito conquistado e pode ser realizado em qualquer cartório de registro civil.

“A formalização civil mostra para a sociedade que aquele casal existe do ponto de vista jurídico. Do ponto de vista do afeto ele já existia, mas ele também existe do ponto de vista jurídico, social, do ponto de vista dos direitos”, explica Fernanda Gomes, oficiala do Cartório Mondubim.

O Casamento Coletivo é uma ação conjunta da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual de Fortaleza; da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor); da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para LGBT do Estado do Ceará; dos Cartórios Mondubim e do Mucuripe, que garantiram a gratuidade aos casais; e com a parceria da Defensoria Pública do Ceará.

SERVIÇO
Casamento coletivo LGBT 2022
Data: 02/07 (sábado)
Horário: 16h
Local: Teatro Municipal São José (Rua Rufino de Alencar, 299 – Centro)

Topo Logo

Apoio e patrocinio