Página Interna

Loja do Bem apresenta 2ª edição da exposição Render-CE no Iguatemi Bosque

Parceria tem o objetivo de dar suporte aos artesãos cearenses. Foto: Reprodução/Instagram

É o talento do artesanato cearense em evidência! Já está aberta para visitação, no Shopping Iguatemi Bosque, em Fortaleza, a 2ª edição da Exposição Render-CE, na Praça do Artesão.

O objetivo é oferecer suporte aos artesãos cearenses, para promover a industrialização inclusiva e sustentável, além da inovação e a visibilidade do artesanato local. O projeto é uma parceria entre a Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz, a Loja do Bem e o shopping, que incluiu a mostra na programação do seu aniversário de 40 anos.

Já na praça do Sertanejo, foi inaugurado um grande lustre aéreo composto por 14.640 flores de crochê celebrando cada dia de vida do shopping, que completou 40 anos no último dia 2 de abril. A instalação foi desenvolvida em parceria com as crocheteiras cearenses da associação Artfio, localizada em São Gonçalo do Amarante.

O projeto Render-CE teve início em 2021, envolvendo alunos e professores do curso de Design de Moda da Unifor, em parceria com as rendeiras de Aquiraz. Em 2022, a ideia foi ampliada. A Loja do Bem escolheu direcionar as ações para os artesãos das tipologias barro, cipó e macramê, das comunidades de Moita Redonda e Caponga, do município de Cascavel.

Com o desafio de trabalhar o tema “Ancestralidades e bem-estar: memórias e lembranças afetivas”, professores, alunos e artesãos estabeleceram conexão constante para idealizar, planejar e refletir sobre a criação dos seus produtos. “A exposição Render-CE visa refletir o que há de melhor no povo cearense: garra, generosidade, competência e afeto”, destaca a professora Karol Mota, assessora de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor.

Sobre a Loja do Bem

A Loja do Bem é um instituto sem fins lucrativos, nascida em 2015, que ao longo dos anos tem buscado divulgar o artesanato do Ceará, e reverte 100% da renda para os artesãos. O projeto atualmente atinge mais de 50 municípios do Ceará e contempla mais de 300 artesãos.

SERVIÇO
Exposição Render-CE
Data: de 12 de abril a 29 de maio
Praça do Artesão, próximo à loja Itamaraty, piso térreo, Shopping Iguatemi Bosque – Fortaleza/CE

Topo Logo

Apoio e patrocinio