Página Interna

Lentes de contato descartáveis: benefícios e malefícios para a saúde dos olhos

Algumas pessoas com problemas de visão não conseguem se acostumar com os óculos, seja por questões estéticas ou por falta de costume, e optam por usar as lentes de contato.

O uso das lentes de contato são a escolha de atualmente para 8,4 milhões de brasileiros, segundo dados da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato (SOBLEC), para enxergar melhor sem precisar de acessórios externos ou de um procedimento cirúrgico. Além de trazer outros benefícios como:

– Proporciona mais conforto visual no dia a dia;

– Pode ser usada como acessório para inovar, já que você pode optar por diversas cores;

– Você ganha mais liberdade para praticar esportes e;

– Protege os olhos contra os raios solares.

Entretanto, mesmo com todos estes benefícios, não podemos esquecer que as lentes são corpos estranhos na superfície corneana e que podem influenciar na saúde dos olhos.

A falta de cuidados de higiene, a manutenção por tempo prolongado das lentes em contato com os olhos e a entrada de corpos estranhos dentro dos olhos de usuários de lentes podem levar a situações de emergência oftalmogica e até à perda visual se não tratadas com brevidade!

Por isso, é recomendado muito cuidado na higiene ocular nos usuários de lentes de contato e estojos de guarda das lentes, além da retirada das mesmas para dormir e o descarte delas após o período indicado para uso.

Recomendamos ainda atenção redobrada ao cair algum corpo estranho no olho (famosos “ciscos”) ou se o olho ficar continuamente vermelho com o uso das lentes. Nestes casos, faz-se necessária a imediata suspensão do uso das lentes e a procura pelo seu médico oftalmologista para orientações pertinentes.

As lentes de contato são uma ótima opção de obter uma excelente qualidade visual e liberdade pro seu cotidiano, mas requerem cuidados de higiene e sem exageros em seu uso!

Por Dr. Régis Sá

Topo Logo

Apoio e patrocinio