Instituto do Câncer do Ceará realizará primeira cirurgia robótica pelo SUS no Norte e Nordeste

Por Redação 085 - Conexão085

Foto: Divulgação

Pacientes oncológicos assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Fortaleza serão beneficiados, a partir de outubro, com a realização de cirurgias robóticas. Pioneiro em técnicas avançadas e tratamentos de alta tecnologia na área oncológica, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) será a primeira instituição filantrópica do Norte e Nordeste a ofertar o procedimento para pacientes do SUS, consolidando seu papel de vanguarda no tratamento oncológico no Brasil. A iniciativa representa um salto qualitativo no tratamento de câncer nas regiões Norte e Nordeste.

O ICC já iniciou a capacitação para a formação de novos cirurgiões deste segmento e o aperfeiçoamento do corpo clínico já habilitado para a realização da técnica. O treinamento inclui o uso de um simulador de última geração, para garantir a excelência no uso da tecnologia. A instituição dispõe de um Centro de Formação em Cirurgia Robótica, com todos os recursos necessários para o sucesso dos procedimentos, e se destaca ainda pela capacitação contínua de médicos em diversas outras especialidades cirúrgicas, como urologia, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, e cirurgia abdominal, além de fortalecer o intercâmbio de conhecimento com outras instituições de ensino no Brasil e no mundo.

O Centro de Formação em Cirurgia Robótica é mais uma iniciativa pioneira que coloca o ICC na vanguarda da educação médica, preparando profissionais qualificados para utilizar as mais avançadas tecnologias cirúrgicas.

“Nosso objetivo com essa iniciativa não é apenas trazer o que há de mais avançado em tecnologia para o tratamento do câncer, capacitando nossa equipe para realizar procedimentos complexos com a precisão e segurança que a cirurgia robótica oferece, mas também garantir que a população atendida pelo SUS tenha acesso a esse tipo de inovação, que antes era restrita a poucos centros de excelência”, afirma o CEO do ICC, Caio Juaçaba.

A cirurgia robótica, considerada uma das maiores inovações tecnológicas na medicina moderna, é ainda um procedimento cirúrgico mais preciso e menos invasivo, permitindo alto desempenho em procedimentos de ressecção de tumores e aumentando as chances de cura de pacientes oncológicos, uma vez que reduz o tempo de duração dos procedimentos, facilita a manipulação de áreas de difícil acesso, minimiza efeitos colaterais e proporciona menor tempo de tempo de internação hospitalar, o que resulta no impacto positivo tanto na qualidade de vida dos pacientes quanto na otimização dos recursos do sistema de saúde pública.

Para democratizar o acesso a tratamentos de ponta, o ICC firmou, nesta segunda-feira (23), um termo de colaboração com a Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza. O acordo tem como objetivo oferecer cirurgias robóticas programáticas a pacientes do SUS, ampliando o acesso a procedimentos de alta complexidade, realizados com tecnologia de última geração.

 Estudo sobre câncer de pênis no estado do Ceará

Além do Programa de Cirurgias robóticas, financiado pelo Programa de Apoio à Atenção à Saúde Oncológica (Pronon), iniciativa do Ministério da Saúde voltada para apoiar entidades privadas e sem fins lucrativos na realização de projetos voltados para a prevenção, o tratamento e o combate ao câncer, o ICC também está à frente de um importante projeto de pesquisa sobre câncer de pênis.

O estudo, também é apoiado pelo Pronon e será realizado ao longo de 36 meses, tendo como objetivo comparar a eficácia e o custo-benefício de duas técnicas cirúrgicas: a linfadenectomia inguinal laparoscópica robô-assistida e a linfadenectomia inguinal aberta, em pacientes com câncer de pênis, uma doença de alta prevalência no estado do Ceará. Os resultados do projeto influenciarão diretamente os protocolos de tratamento de câncer de pênis em todo o Brasil, oferecendo dados robustos e inéditos sobre a eficácia da cirurgia robótica em comparação com a abordagem tradicional aberta.

O ICC é ainda reconhecido pelo Ministério da Saúde como Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), título concedido às instituições com compromisso em fornecer assistência especializada de alta complexidade para o tratamento de todos os tipos de câncer.

Além de ser considerado referência nacional na aplicação de técnicas avançadas em oncologia, o ICC é, por excelência, reconhecido por cuidar e acolher, de forma integral e humanizada, com um corpo clínico que abrange as mais diversas especialidades médicas e multidisciplinares, da saúde e do bem-estar dos seus pacientes, oferecendo tratamentos de alta tecnologia e disponibilizando uma ampla gama de serviços, incluindo diagnóstico, tratamento, prevenção, coordenação e navegação de cuidados, sempre pautado pela excelência e inovação.

 Um marco nos 80 Anos de pioneirismo do ICC

Este feito também representa um marco importante na história do ICC, que neste ano comemora 80 anos de pioneirismo e cuidado no tratamento do câncer. Ao longo de sua trajetória, o instituto tem se destacado pela constante busca por inovação e excelência. A introdução da cirurgia robótica pelo SUS nas regiões Norte e Nordeste é mais um exemplo do compromisso do ICC em continuar liderando o avanço da oncologia no Brasil, reafirmando seu papel como um dos principais centros de referência no país.

 Sobre o Instituto do Câncer do Ceará

Fundado em 1944, o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) é uma instituição filantrópica dedicada ao tratamento, prevenção e pesquisa do câncer. Ao longo de seus 80 anos de história, o ICC se consolidou como um dos principais centros de excelência em oncologia do Brasil.

25 de setembro de 2024 às 9:00

Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
TOP BANNER – SHOPPING ALDEOTA
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI
Terrazo Shopping – Top banner

Apoio e patrocinio