Página Interna

Instagram lança novas funções para proteger adolescentes

Como parte do trabalho para manter os jovens mais seguros na rede social, o Instagram está lançando novas ferramentas e recursos. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), pelo chefe da plataforma, Adam Mosseri. Segundo ele, será adotada uma abordagem mais rígida em relação ao que é recomendado aos adolescentes no aplicativo.

Dentre elas, o Instagram vai impossibilitar que as pessoas marquem ou mencionem jovens que não os seguem; vai direcionar os adolescentes para tópicos diferentes, caso eles já estejam fixados em um mesmo assunto por um longo tempo; e também lança o recurso ‘Fazer uma Pausa’.

A função já está disponível nos EUA, Reino Unido, Canadá, Nova Zelândia e Austrália, com previsão para chegar ao Brasil, e ao resto do mundo, no início de 2022. A ideia é oferecer aos adolescentes mais ferramentas para gerenciar melhor sua experiência no Instagram.

Se uma pessoa estiver navegando na plataforma por um determinado período de tempo, o app vai pedir para que faça uma pausa, e sugerir que defina lembretes para fazer mais pausas futuramente. Também vai mostrar dicas de especialistas para ajudar o usuário a refletir mais sobre o tempo que está passando conectado.

Apoio para os pais

O Instagram também planeja lançar, no início do próximo ano, as primeiras ferramentas para ajudar pais e responsáveis a se envolverem mais nas experiências de seus filhos adolescentes no aplicativo. Os tutores poderão ver quanto tempo os jovens passam na rede social e definir limites, e também será criado um novo centro educacional dedicado a pais e responsáveis.

A rede social começou ainda a testar uma nova experiência para que as pessoas possam visualizar e gerenciar suas atividades. “Sabemos que, conforme os adolescentes crescem, eles querem ter um controle maior sobre como estão aparecendo, tanto no mundo online, quanto no offline. Por isso, pela primeira vez, as pessoas poderão excluir vários conteúdos que postaram, como fotos e vídeos, de uma só vez, assim como curtidas e comentários anteriores”, explica Adam Mosseri.

Esta nova experiência estará disponível para todos a partir de janeiro, e o Instagram acredita que a ferramenta ajudará especialmente os adolescentes a entenderem melhor quais informações eles compartilharam nas redes, o que é visível para os outros e a gerenciar sua pegada digital mais facilmente.

A plataforma também vai oferecer aos adolescentes uma nova opção de notificar seus pais quando denunciarem alguém, dando aos responsáveis a oportunidade de falar sobre isso com eles. “Esta é a primeira versão dessa série ferramentas voltadas ao controle parental, e continuaremos adicionando mais recursos ao longo do tempo.”, antecipa o chefe do Instagram.

Topo Logo

Apoio e patrocinio