Há 309 anos, Aquiraz se tornava a primeira capital do Ceará

Por Redação 085 - Conexão085

A relevância histórica do município se traduz em sua riqueza arquitetônica. Fotos: Emanoel Alencar/Fábio Barros.

Distante 32 km de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda em sua arquitetura os registros de uma longa influência na formação histórica do Ceará. Suas raízes estão ligadas tanto às tradições europeias quanto indígenas, e seu nome significa “gentio da terra” em tupi-guarani.

No dia 27 de junho de 1713, há exatos 309 anos, a vila de Aquiraz era efetivamente instalada, tornando-se a primeira sede administrativa da capitania do Siará Grande, ou “a primeira capital do Ceará”. Ela só deixou de ter esse título em 1726, quando a capital foi transferida para Fortaleza.

Aquiraz foi também a primeira vila da Capitania, criada em 13 de fevereiro de 1699, por decreto de El-Rei de Portugal. Essa relevância histórica do município se traduz com muita proeminência em sua riqueza arquitetônica, com edifícios que datam dos séculos XVIII e XIX.

No entorno da bucólica Praça Cônego Araripe, a qual tem traçado de missão jesuítica, encontram-se as principais edificações de interesse histórico e arquitetônico. Entre elas, o prédio da Câmara Municipal de Aquiraz, poeticamente denominado, desde 2016, como Palácio Municipal Primeira Capital.

Palácio Primeira Capital

Inaugurado oficialmente em 2017, o Palácio Municipal Primeira Capital é considerado a Câmara Municipal mais moderna da Região Metropolitana de Fortaleza, com grandes avanços na parte tecnológica e de infraestrutura.

A pintura do prédio foi inspirada nas cores e traços que compõem a marca histórica do município, que também é representado por uma jangada tridimensional, símbolo cultural da região litorânea.

O prédio é composto por recepção automatizada, moderno sistema de refrigeração econômica, sistema de som acústico, movelaria projetada com madeira de reflorestamento, monitoramento inteligente, elevador de acessibilidade e banheiros para pessoas com necessidades especiais.

Além do Plenário Pedro de Freitas Façanha, o trabalho legislativo é realizado em 15 gabinetes individuais, sala de comissões, sala de imprensa, e mais.

O Palácio conta ainda com espaços para o Procon, Galerias de Ex-Presidentes e Ex-Vereadores, e Galeria de Arte e Exposição.

27 de junho de 2022 às 13:26

Banner topo prefeitura
Banner topo arvo
banner topo – Shopping Aldeota
Banner Casa Linda Flor – Banner Logo
Banner topo – Conexão085
Banner – Propaganda em Pauta
MIDDLE BANNER – SESI
MIDDLE BANNER – SENAI

Apoio e patrocinio