Página Interna

Fortaleza recebe prêmio de mobilidade urbana durante Summit Mobilidade 2022

Foto: Prefeitura de Fortaleza

Com o projeto Re-Ciclo, a Prefeitura de Fortaleza recebeu, na última sexta-feira (20), o Prêmio Vozes da Mobilidade Urbana 2022, na categoria Mobilidade Consciente. Os vencedores foram apresentados no encerramento do Summit Mobilidade 2022, realizado pelo Estadão.

O Re-Ciclo tem como objetivo ceder 50 triciclos elétricos aos catadores das associações cadastradas da Capital. Os veículos têm pedal assistido, potência máxima de 350 watts, autonomia de 30 km e chegam a alcançar 25 km/h, otimizando a coleta e aumentando a renda dos catadores.

Trata-se de uma iniciativa do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor) e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), executada em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

O projeto já é fruto de uma premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), instituição vinculada ao Ministério para Cooperação e Desenvolvimento do Governo da Alemanha.

Como prêmio, a Cidade recebeu R$ 1 milhão para implementar o piloto do projeto. A iniciativa faz parte das atividades do programa Fortaleza Cidade Limpa que visa fortalecer ações voltadas à coleta seletiva na cidade.

O evento

Realizado on-line, durante a última semana, no canal do Youtube do Estadão, o congresso Summit Mobilidade 2022 discutiu os impactos da pandemia e os problemas causados pela priorização do transporte individual nos deslocamentos; os desafios do transporte público; e as novas soluções de mobilidade aliadas à tecnologia.

Além do projeto Re-Ciclo, outras iniciativas foram premiadas nas categorias: Inclusão e Oportunidades no mercado de trabalho; Inovação; Novas tecnologias de mobilidade; Diversidade é meu lema; e Mobilidade consciente.

O vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macêdo, celebrou a conquista. “O Re-Ciclo é um projeto que atua na mobilidade urbana sustentável, na inclusão social de catadores e no estímulo à reciclagem da nossa cidade, pilares fortíssimos e centrais para Fortaleza. Esse prêmio vem como uma forma de reconhecimento a nível nacional do projeto e tem grande importância para que a gente possa expandir e difundir ações como essa pro Brasil inteiro”.

Topo Logo

Apoio e patrocinio