Página Interna

Fortaleza, Maracanaú e São Gonçalo chegam aos 40 dias seguidos de chuva

Na Capital, o recorde é de 51 dias consecutivos de chuva, que aconteceu em 2003. Foto: Reprodução/Funceme

Em três municípios cearenses – São Gonçalo do Amarante, Maracanaú e a capital Fortaleza – já chove há cerca de 40 dias consecutivos, segundo balanço da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgado nesta segunda-feira (11).

São Gonçalo, localizado na macrorregião do Litoral Norte, lidera o ranking do ano com 42 dias seguidos de precipitações. Logo em seguida vêm Maracanaú e Fortaleza com, respectivamente, 41 e 40 dias.

No caso da Capital, o recorde permanece com o ano de 2003, quando choveu por 51 dias seguidos, entre 23 de fevereiro e 14 de abril.

Os municípios citados, que estão a norte do Estado, estão sendo beneficiados, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o sistema meteorológico indutor de precipitações nesta época do ano.

Abaixo dos 40 dias consecutivos de chuva, estão os municípios de Viçosa do Ceará e Maranguape, ambos com 37, além de Granja, no Litoral Norte, com 36 dias consecutivos de precipitações, ainda de acordo com a Funceme.

Topo Logo

Apoio e patrocinio