Página Interna

Fortaleza foi o 2º destino mais procurado por turistas no primeiro trimestre

Nos primeiros meses de 2022, 8 em cada 10 pessoas decidiram viajar pelo Brasil. Foto: Jade Queiroz/MTur.

Como prova da força do turismo doméstico na retomada das viagens, nos primeiros três meses de 2022, 86% das vendas realizadas por operadoras e agências de viagens tiveram como destino o Brasil.

O Nordeste continuou sendo o destino mais procurado, com Fortaleza ocupando o 2º lugar no ranking, perdendo apenas para Salvador. Em seguida aparecem Maceió e Natal. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).

Como resultado desses números, no primeiro trimestre do ano o desempenho das operadoras e agências se manteve em ritmo de recuperação. Cerca de 85% faturaram mais ou alcançaram pelo menos a margem de 76% do mesmo período de 2021.

Os dados do estudo, desenvolvido em parceria com a SPRINT Dados, indicam, ainda, que 71% dos embarques nacionais realizados nos primeiros três meses do ano foram de novas vendas, ou seja, de serviços adquiridos neste mesmo período para viagens imediatas.

Turismo internacional

Em relação às viagens internacionais, 85,2% das operadoras e agências de viagem informaram que a procura cresceu muito ou muitíssimo, sendo a abertura de fronteiras e a queda gradativa do dólar os principais responsáveis por esse avanço.

Entre os destaques nas buscas estiveram a Europa (59%), Estados Unidos (40%) e Argentina (25%). Já entre os produtos mais comprados nas viagens internacionais, destacaram-se a temática de Luxo, Praia e Sol, além da Cultural.

“Esse cenário mostra que a demanda reprimida por viagens segue se concretizando, com embarques mais próximos entre as pessoas de maior poder aquisitivo – vide o destaque para as viagens de luxo, mas também ganhando força entre todos os brasileiros que amam viajar e que estão se organizando para que o tão desejado roteiro dos sonhos saia do papel e se torne realidade”, reforçou Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Topo Logo

Apoio e patrocinio