Página Interna

Faturamento da indústria cearense cresce 3,2% em maio e sobe pelo 6º mês consecutivo

Se comparado a maio de 2021, o índice do Ceará subiu 8,6%. Foto: Divulgação/FIEC.

O Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), divulgou, na última semana, os indicadores industriais relativos ao mês de maio. De acordo com o documento, houve crescimento de 3,2% no faturamento real da indústria cearense nos dois últimos meses.

Ainda segundo o estudo, o primeiro semestre de 2022 registrou ascensão no indicador de faturamento real do Ceará pelo sexto mês consecutivo. Se comparado ao mês de maio de 2021, o índice subiu 8,6%.

O aumento, conforme a análise, foi acompanhado de “resultado positivo na Utilização da Capacidade Instalada, que voltou a crescer após dois meses de queda”. Por outro lado, o documento avalia que os demais indicadores apresentaram redução no último mês.

A Utilização da Capacidade Instalada voltou ao patamar de 80%, frente a abril deste ano. As Horas Trabalhadas apresentaram queda de 4,4% em relação a abril de 2022, mas acréscimo de 20,4% quando comparados os valores com o de maio do ano passado.

Os empregos apresentaram recuo pelo terceiro mês consecutivo, representando, em maio deste ano, -0,9%; se o índice for comparado com maio de 2021, houve perdas ainda maiores, de -2,9%. Também tiveram retração os indicadores de Massa Salarial Real (-2,1%) e Rendimento Médio Real (-1,2%).

Os indicadores industriais são publicados mensalmente, com dados coletados em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Com informações da FIEC.

Topo Logo

Apoio e patrocinio