Página Interna

Em tempos de síndromes gripais, o cuidado com os olhos deve ser redobrado

O Ceará atualmente passa por um período epidêmico de síndromes gripais, como a influenza e Covid-19. Com a disseminação desses vírus, é importante lembrar que os olhos também podem ser a porta de entrada ou o local dos primeiros sintomas destas síndromes!

Apesar de não ser a principal porta de entrada nem trazer os principais sintomas, é importante redobrar os cuidados com a saúde dos olhos neste período!

Os olhos possuem, através do canal nado-lacrimal, uma comunicação direta com as vias respiratórias (principal porta de entrada da infecção), sendo, portanto, também uma porta de infecção direta através da contaminação do filme lacrimal.

Os sintomas iniciais destas viroses, apesar de geralmente iniciar com sinais respiratórios, podem se manifestar através de uma conjuntivite, sendo importante neste momento as pessoas ficarem atentas à vermelhidão e incômodo ocular!

Cuidados redobrados devem ser tomados por pessoas com comorbidades e que trabalham em ambientes hospitalares, onde possuem maior contato com contaminantes. Um dos cuidados preventivos essenciais para evitar contaminação é o uso redobrado de álcool em gel nas mãos, além de higiene cuidadosa das mãos com água e sabão sempre que possível!

Dica importante é que a superfície dos olhos não deve ter contato com álcool em hipótese nenhuma, sendo a higienização desta área ser feita apenas com água corrente tratada ou filtrada!

A procura pelo médico oftalmologista deve ser feita imediatamente ao início dos sintomas e onde pode ser feito o diagnóstico correto e as orientações pertinentes ao quadro. Então, nestes tempos de síndromes gripais, o melhor a se fazer no caso de irritação ocular é procurar o médico oftalmologista!

 Por Dr. Régis Sá

Topo Logo

Apoio e patrocinio