Página Interna (gastronomia)

Dicas de drinks para preparar com o cajá, fruta tipicamente cearense

O cajá é uma fruta tropical presente em vários estados brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, incluindo o Ceará. De sabor doce e levemente ácido, a fruta pode ser consumida de diversas maneiras e suas propriedades são riquíssimas para a saúde. É uma boa fonte de vitaminas, principalmente a “A” e é rico em fibras, fósforo, ferro e cálcio.

Por sua polpa de alto rendimento, o cajá é muito utilizado na confecção de sucos, sorvetes, geléias, licores, e, também, drinks! Para refrescar seu fim de semana, o Conexão 085 dá dicas de algumas receitas de misturas alcoólicas para experimentar com essa fruta tropical do nosso estado. Beba com moderação.

Caipirinha de Cajá

Ingredientes:
50 g de polpa natural de cajá ou cajá maduro e descascado
50 ml de vodka
Açúcar ou adoçante a gosto
Gelo

Modo de Preparo:
Inicialmente bata a polpa de Cajá ou o fruto descascado em uma coqueteleira até ficar uniforme. Acrescente o gelo e a vodka, e por último adicione o açúcar ou adoçante a gosto. Bata tudo até conseguir uma consistência levemente cremosa. Se utilizar o fruto puro, passe a mistura por uma peneira, evitando resquícios da semente ou casca dentro do copo. A bebida deve ser consumida bem gelada, então sirva logo em seguida.

Cabajá

Ingredientes:
50 ml de cachaça branca
50 ml de redução de cajá
10 ml de mel de abelha jataí
Gelo em cubos
Fatias de laranja, cerejas e folhas de hortelã para decorar

Modo de Preparo:
Para fazer a redução de cajá, aqueça 100g de polpa de cajá em 100 ml de água até reduzir 50% do volume. Espere esfriar para usar. Em um copo largo, coloque todos os ingredientes e mexa até ficar homogêneo. Decore com fatias de laranja, cereja e hortelã.

Batida de Cajá

Ingredientes:
40 ml de polpa de cajá
1 colher de sopa de leite condensado
40 ml de vodka gelada
Gelo picado a gosto

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva imediatamente.

Cajá Lémon

Ingredientes:
Uma dose de pinga cajazinha
75 ml de limão espremido
75 ml de água com gás ou água tônica
Açúcar
Hortelã
Sal

Modo de preparo:
Misture todos os líquidos e sirva em uma taça. Acrescente uma rodela de limão e sal nas bordas. Acrescente açúcar e hortelã a gosto.

Topo Logo

Apoio e patrocinio