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Dicas de como fortalecer o sistema imunológico e fugir das doenças do momento

Não é segredo para ninguém que estamos passando por um período epidêmico de síndromes gripais, como a Influenza e Covid-19, em todo o mundo. Além disso, no Ceará, estamos iniciando a quadra chuvosa, o que pode prejudicar ainda mais a nossa saúde.

Com isso, manter nosso sistema imunológico forte é importantíssimo para fugirmos dessas doenças. Mas, o que fazer para estar em dia com a saúde? Quais os melhores alimentos para ajudar fortalecer a imunidade?

Com essa epidemia da gripe que estamos passando é importante tomarmos alguns cuidados e dentre esses cuidados é de extrema importância cuidar da alimentação!

A influenza é uma infecção viral que acomete o sistema respiratório, de fácil disseminação. Os sintomas são parecidos com os da Covid-19 e possuem mesma forma de transmissão.

  • O que pode piorar a gripe?

Consumir bebidas alcoólicas, fumar, ter uma alimentação inadequada com alta quantidade de industrializados, estresse e sono desregulado podem agravar os sintomas da gripe.

  • Aumente o consumo de:

-Vitamina C: Caju, acerola, laranja, limão, goiaba;

-Vitamina E: Azeite de oliva, semente de girassol, castanha do Pará, amendoim, abacate;

-Zinco: Amendoim, amêndoas, carne, feijão, ovos, leite e derivados;

-Selênio: Semente de girassol, castanha do Pará;

-Beta-caroteno: Vegetais amarelados ou alaranjados.

  • Coma carboidratos

Nada de dieta restritiva enquanto estiver doente. A restrição desse nutriente pode reduzir a resposta imune.

  • Consuma boas fontes de gordura

Azeite de oliva, abacate, castanhas, semente de linhaça, açaí, peixe. Além de serem anti-inflamatórias, são fontes de nutrientes como: ômega 3, ômega 9, vitamina E, selênio e zinco

  • Tenha uma alimentação mais natural

Uma alimentação balanceada, com menos industrializados, te fornecerá mais nutrientes importantes. Frutas e vegetais possuem vitaminas e minerais essenciais que ajudam na saúde intestinal e na redução da inflamação.

  • Em caso de perda de apetite

Priorize uma alimentação mais branda, mas não deixe de se alimentar, a falta de nutrição poderá agravar o quadro. Algumas opções mais fáceis de ingerir são:

-Sopas;

-Caldos;

-Mingaus;

-Vitaminas;

-Sucos;

-Frutas;

-Cremes.

  • Capriche na hidratação

Um dos fatores mais importantes para a recuperação da gripe! Aumente o consumo de água, chás, água de coco e frutas ricas em água!

  • Hora do chá

Algumas folhas possuem propriedade expectorante como o eucalipto e o guaco. Você pode enriquecer o chá com especiarias anti-inflamatórias:

-Gengibre;

-Açafrão;

-Alho (inteiro e com casca).

  • Cuide do seu intestino

Cerca de 80% da sua imunidade está localizada no intestino. Invista em probióticos e comidas que são fonte de fibras, como:

-Semente de linhaça;

-Farelo de aveia;

-Semente de chia;

-Psyllium;

-Carboidratos integrais.

  • Mantenha bons níveis de vitamina D

Através da exposição solar frequente (5-10 minutos por dia) e da suplementação individualizada, prescrita por um nutricionista.

Por Mateus Feitosa

 

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