Página Interna

Dia Nacional do Livro: conheça 5 autores cearenses que ganharam destaque com suas publicações

No dia 29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro, data escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional (BN), que ocorreu em 1810, na cidade do Rio de Janeiro. Para marcar a data, o Conexão 085 separou uma lista de 5 autores da nossa terrinha que ganharam destaques com as suas publicações. Confira:

Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz (1910-2003) foi uma importante escritora brasileira. Sua principal obra, o romance O quinze (1930), é celebrada como um dos principais representantes do regionalismo modernista.

José de Alencar

José de Alencar foi um dos maiores romancistas brasileiros. Foi escolhido por Machado de Assis para ser o sucessor de sua cadeira na Academia Brasileira de Letras. Também conquistou o título de um dos maiores representantes e fundador do Indianismo Romântico nacional. Suas principais obras foram “Iracema”, “O Guarani”, “Senhora” e “Lucíola”.

Patativa do Assaré

Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, é um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX. Projetou-se nacionalmente com o poema “Triste Partida” em 1964, musicado e gravado por Luiz Gonzaga. Seus livros, traduzidos em vários idiomas, foram tema de estudos na Sorbonne, na cadeira de Literatura Popular Universal.

Bráulio Bessa

Um poeta, cordelista, declamador e amante das letras, Bráulio Bessa ganhou notoriedade nacional a partir de 2014, quando começou a declamar suas poesias de cordel no Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo.

Socorro Acioli

Jornalista e escritora brasileira, iniciou a carreira em 2001 e desde então publicou livros de diversos gêneros, como as biografias de Frei Tito e Rachel de Queiroz pela Edições Demócrito Roca, e também a da personagem Emília, a boneca de pano, pela Casa da Palavra. Escreveu ainda mais de uma dezena de livros de contos e romances infantojuvenis, alguns deles premiados e publicados em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Bolívia.

Topo Logo

Apoio e patrocinio