Página Interna

Dia Nacional de Combate ao Glaucoma: entenda a doença causadora da cegueira irreversível

O dia 26 de maio é voltado à conscientização para o combate ao Glaucoma. A doença apresenta uma série de fatores de riscos que vão desde a idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra até a hereditariedade.

O Glaucoma é uma doença crônica e que não tem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Segundo informações, quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

O oftalmologista e colunista do Conexão 085, Dr. Régis Sá fala da importância de se consultar um médico especializado, pelo menos uma vez por ano, para avaliação e medição da pressão do olho.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, até 2040, mais de 111 milhões de pessoas receberão o diagnóstico de glaucoma. No Brasil, a doença atinge mais de 900 mil indivíduos, de acordo com o Ministério da Saúde.

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma reforça a importância de um acompanhamento oftalmológico adequado como forma de prevenir e tratar essa doença, que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a OMS.

Topo Logo

Apoio e patrocinio