Página Interna

Dia Mundial do Whisky: Receitas e curiosidades para celebrar a data

Confira alguns fatos curiosos sobre essa bebida e novas formas de prová-la. Foto: Freepik.

Whisky é uma das bebidas mais icônicas e clássicas dos amantes de destilados. Celebrado anualmente no terceiro sábado de Maio, o Dia Mundial do Whisky é comemorado por entusiastas no mundo inteiro com degustações, eventos ou até no prazer da própria companhia.

Seja Bourbon ou Scotch, canadense ou irlandês, puro ou com gelo, cada gosto é válido quando se trata de degustar essa jóia em forma de bebida. O Dia Mundial do Whisky acaba sendo uma ótima oportunidade para expandir o paladar e compartilhar a experiência com amigos.

Confira alguns fatos curiosos sobre essa bebida e novas formas de prová-la:

Algumas curiosidades sobre o whisky:

A palavra whisky vem do Gaélico, idioma ancestral e oficial dos irlandeses, e significa “água da vida”.

A cada segundo, cerca de 42 garrafas de whisky são exportadas da Escócia. No país, estima-se que existam a cada cidadão existam quase quatro barris de whisky.

O cantor Frank Sinatra, por ocasião de sua morte em 1998, foi enterrado junto de alguns objetos pessoais de importância simbólica, incluindo uma garrafa de Jack Daniel’s.

A dose média de whisky tem apenas 64 calorias, menos que uma banana.

Algumas garrafas de whisky podem chegar a preços bem impressionantes, mas o recorde mundial por whisky mais caro foi estabelecido em 2019, quando um barril de Macallan 30 anos foi leiloado por 572 mil dólares.

Já o whisky mais velho tem mais de 150 anos de idade. Trata-se de uma garrafa de Glenavon Special Liqueur Whisky 400ml, que pertencia a uma família irlandesa e teria sido envasada em algum momento entre 1851 e 1858.

Que tal experimentar alguns coquetéis com whisky?

Uma opção divertida para testar no Dia Mundial do Whisky ou em qualquer outro dia, é misturar a bebida em coquetéis. Você pode fazer a própria criação, ou reproduzir alguns dos drinks clássicos que são populares em todo o mundo.

Confira algumas receitas: (Apenas para maiores de idade, beba com moderação)

Whiskey Sour

Ingredientes

50ml de whisky
25ml de suco de limão
1 colher de açúcar
Meia clara de ovo (opcional)

Modo de fazer

Molhe a borda de um copo baixo com o suco de limão e vire-o em um prato com açúcar, para formar uma crosta. Reserve. Coloque os ingredientes em uma coqueteleira com gelo
Misture vigorosamente por 10 a 12 segundos. Coe e sirva a mistura no copo reservado. Decore com um pedaço da casca do limão

Highball

Ingredientes

40ml de whisky
Refrigerante de limão ou água tônica/com gás
Limão

Modo de fazer

Encha um copo alto com gelo. Coloque o whisky e mexa com uma colher para resfriá-lo. Acrescente o refrigerante ou a água com gás e mexa. Decore com uma fatia de limão.

Mojito de Bourbon

Ingredientes

50ml de bourbon
5ml de suco de limão
1 colher de chá de açúcar
60ml de água tônica/com gás
Folhas frescas de hortelã

Modo de fazer

Misture a hortelã, o açúcar e o limão em um copo alto. Encha de gelo. Acrescente o bourbon e finalize com a água tônica.

Whisky com maçã

Ingredientes

50ml de whisky
Suco fresco de maçãs verdes
Fatias de maçã para decorar

Modo de fazer

Misture em uma coqueteleira o whisky e o suco de maçã. Sirva em um copo robusto em cima de gelo.

Topo Logo

Apoio e patrocinio