Página Interna

Dia do Forró valoriza cultura nordestina e legado de Gonzaga

Nesta segunda-feira é comemorado o Dia do Forró, mas você sabe o porquê dessa data? Foi no dia 13 de dezembro de 1912 que nasceu Luiz Gonzaga, menino pernambucano que viria a se tornar um dos maiores representantes do forró no nosso país. O Rei do Baião foi responsável pela valorização e popularização dos ritmos nordestinos em todo o Brasil.

No último dia 9 de dezembro, o forró foi declarado patrimônio imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Iphan também reconheceu o forró como um supergênero musical, já que reúne ritmos nordestinos como xote, xaxado, baião, chamego e pé-de-serra.

Com um ritmo único e cativante, o forró carrega fortes traços da população e cultura do Nordeste, seja por meio das letras de suas músicas quanto na melodia característica. Juntas, elas simbolizam parte importante da história, das tradições, e dos momentos de luta e de glória do povo nordestino.

Em homenagem ao Dia do Forró, o Conexão 085 indica o filme ‘Gonzaga – De Pai Pra Filho’. Protagonizado por Chambinho do Acordeon, morador de Fortaleza, o drama biográfico conta a história da vida do Rei do Baião, enquanto explora sua relação com o filho, o também músico Gonzaguinha. O filme está disponível para streaming no Globoplay, Netflix e Telecine.

Gonzaga – De Pai Pra Filho

Disponível para streaming em: Globoplay, Netflix, Telecine

Ano de lançamento: 2012

Duração: 2h 10min

Direção: Breno Silveira

Classificação indicativa: 12 anos

Topo Logo

Apoio e patrocinio