Página Interna

De olho na sustentabilidade, ibyte faz entregas em Fortaleza com carro elétrico

Assim como a tecnologia, a cearense ibyte está evoluindo rapidamente. Com a proposta de adaptar serviços da empresa para as alternativas de menor impacto ambiental e trazer mais agilidade nas entregas, a varejista, de forma pioneira, passa a fazer a entrega de produtos com um carro elétrico.

O veículo modelo “Joaninha” foi batizado pelos colaboradores com o mesmo nome, pela cor vermelha que remete à logomarca da ibyte, e fará inicialmente o serviço de delivery da loja Dom Luís, em parceria com a Veloo Brasil. Com exclusividade ao Conexão 085, o diretor de marketing da ibyte, Nelson Gurgel, falou sobre essa e outras iniciativas da empresa que estão alinhadas com a sustentabilidade.

“São carros 100% elétricos, que não emitem poluição. Eles carregam na tomada, e com isso a entrega fica mais barata, fortalecendo nossa política de frete grátis para Fortaleza e outras localidades. Isso torna a operação muito mais rentável e sustentável, e deve se multiplicar ao longo ano”, explica o diretor de marketing.

O cargo da ibyte suporta até 280 kg e após carregado, tem autonomia para fazer 60Km/h, com velocidade máxima de 32Km/h. Com o veículo, 84kg de dióxido de carbono deixam de ser emitidos na atmosfera em 8 horas de uso, já que um carro comum emite cerca de 130 a 250 gramas de CO2 por quilômetro.

Nelson explica que o veículo contempla perfeitamente a nova estratégia Ship From Store (SFS) que a ibyte adota. “Antes, 100% das mercadorias dos consumidores saía dos centros de distribuição, e agora uma parte sai diretamente das lojas. Se a compra, seja presencial ou pelo e-commerce, foi feita num raio próximo à loja, a Joaninha faz essa entrega.”

O diretor antecipa também que, ao todo, são 10 Joaninhas previstas para 2022, incluindo a que já está em operação, mas a intenção é buscar mais, contemplando diversas lojas na Capital. Nelson completa que a Veloo também possui veículos elétricos de maior porte, que podem vir a ser uma nova aquisição da ibyte, a depender da necessidade.

Ibyte Futuro

A adoção de carros elétricos para o delivery de produtos faz parte de um plano maior: o Ibyte Futuro, selo que representa a política de responsabilidade social da empresa. Todas as lojas da ibyte são pontos de coleta de pilhas e baterias velhas, para que de lá seja feito o descarte correto desses objetos. A empresa também realiza essa coleta em outros locais, como colégios de grande porte.

Dentro das ações do selo, Nelson Gurgel cita ainda a parceria com o Instituto Idear, que recebe doações de equipamentos eletrônicos sem uso e destina para projetos sociais. “Eles usam o material para fazer oficinas e workshops em Maracanaú, arrumam equipamentos que ainda têm vida útil, ou reutilizam as peças de aparelhos quebrados”, detalha.

Outra instituição parceira é o Resíduo Tecnológico Sustentável. A iniciativa, do artista plástico e técnico em informática Sérgio Lima, transforma descartes de equipamentos eletrônicos em obras, invenções, jogos educativos, brinquedos e em design de predisposição à robótica, também promovendo oficinas para crianças.

O investimento em energias renováveis também faz parte do ibyte Futuro. A Goldentec, marca própria de eletrônicos da ibyte, trabalha com sua célula GT Solar fornecendo equipamentos para implantação de placas solares, no sistema business-to-business (B2B).“A gente ainda não vende para o consumidor final, mas sim para integradores, empresas pequenas, médias e grandes. Vendemos as placas, os cabos, os equipamentos, e eles instalam pros clientes deles”, pontua Nelson Gurgel.

O diretor de marketing destaca, porém, que isso não impede que a GT Solar indique os integradores para o consumidor final, nem que, no futuro, a ibyte tenha sua própria estrutura. “É uma oportunidade de negócio. As energias renováveis estão em alta, até porque o mundo precisa disso, a energia fóssil tem um tempo limitado, e as energias solar, eólica, hidrogênio, e os carros elétricos são parte dessa mudança.”

A ibyte

A rede ibyte completou 21 anos em setembro e possui 38 lojas físicas no país, com mais de 35 mil produtos entre smartphones, TVs, notebooks, desktops, impressoras, áudio & vídeo, acessórios e serviços de assistência técnica, configurando a referência em tecnologia. Fundada no início do desenvolvimento do mercado de informática no país, a ibyte é hoje um dos maiores varejos especializados em tecnologia e informática do Brasil.

Topo Logo

Apoio e patrocinio