Página Interna

Conheça a Casa Museu Padre Cícero, em Juazeiro do Norte

A Casa Museu Padre Cícero, conhecida também como Museu Padre Cícero ou simplesmente Casarão da Rua São José, foi a morada do religioso durante sua vida. Localizado na Rua São José, 242, no centro de Juazeiro do Norte, o espaço é administrado pelos salesianos. Em 2019, a prefeitura do município decretou o tombamento do imóvel de valor histórico, arquitetônico e cultural.

O Museu está cercado por uma religiosidade que é bem característica dos visitantes, percebida pelos pequenos gestos dos romeiros que visitam o local, seja pelos chapéus sobre a cama do Padre ou nas mais diversas preces e orações que são ouvidas no local. Em 2009, foi descoberta no quintal da velha casa uma espécie de passagem secreta.

O Museu possui peças de uso pessoal do Padre Cícero, como louças, paramentos do seu sacerdócio, usados durante as celebrações religiosas, bem como objetos pessoais, fotos e doações de valor histórico que eram dados ao padre, em reconhecimento pelo bem que ele fazia, tanto espiritual, moral e material aos seus afilhados.

O visitante pode comprar itens do Museu durante a visita, como livros sobre as datas comemorativas de Juazeiro, história do Padre Cícero e outros objetos. O Museu tem visita gratuita e funciona de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h. Aos domingos, o funcionamento acontece pela manhã. Nas principais datas comemorativas e “romeiradas”, período em que aumento o fluxo de visitantes, o museu funciona todos os dias.

O Museu está localizado próximo à Praça Padre Cícero e está cercado de vários comércios populares. Após a visita ao Museu, é possível visitar pontos turísticos próximos como o Memorial Padre Cícero e a Capela do Socorro, local onde o Padre foi sepultado.

Topo Logo

Apoio e patrocinio