Página Interna

Confira as exposições “50 Duetos” e “21ª Unifor Plástica”, em cartaz em Fortaleza

Fotos: Ares Soares

As mostras “50 Duetos” e “21ª Unifor Plástica” seguem em cartaz no Espaço Cultural Unifor até o dia 6 de fevereiro e dia 13 de fevereiro, respectivamente. As exposições recebem visita presencial de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

Abertas ainda em 2021, as mostras têm recebido um bom fluxo de visitantes, entre crianças, jovens, turistas e público em geral. Para a professora Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural Unifor, a visita às mostras é “uma oportunidade única de fruição com as obras de arte do acervo de arte da Fundação Edson Queiroz”.

“A exposição ‘50 Duetos’ possibilita reflexões, pensamentos e interpretações. Já na ‘Unifor Plástica’, o público tem a oportunidade de conhecer trabalhos desenvolvidos por artistas cearenses, não só de Fortaleza, mas do Estado do Ceará e refletir como os saberes tradicionais e não-hegemônicos têm sido convocados pela produção artística contemporânea”, resume a gestora.

50 Duetos

Aberta oficialmente no dia 23 de março de 2021, de forma virtual, a “50 Duetos” comemora os 50 anos da Fundação Edson Queiroz (FEQ) e reúne mais de 100 obras do acervo da Fundação, considerado um dos mais importantes do Brasil. Nela estão trabalhos de artistas de diferentes épocas, nacionalidades e técnicas. A exposição conta ainda com experiências sensoriais despertadas pelos áudios, vídeos e músicas que complementam as referências ao público.

Fotos: Ares Soares

Unifor Plástica

Com o tema “Corpo Ancestral”, a 21ª edição da Unifor Plástica traz as relações entre tempo, temporalidade, presentificação e aborda a questão de como a tradição pode conviver com pensamentos atuais. Para isso, ela apresenta obras de artistas cearenses e nacionais numa exposição dividida em três partes: “Pós-utopia”, “Escritas de Si” e “Natureza”.

Aberta no dia 19 de outubro de 2021, durante o Mundo Unifor, a mostra presta ainda uma homenagem a três grandes nomes da história da arte do Ceará. Os homenageados são a artista visual Nice Firmeza (1921-2013), o pesquisador e escritor Gilmar de Carvalho (1949-2021) e a artista Letícia Parente (1930-1991).

Serviço:

50 Duetos

Curadoria: Denise Mattar

Em cartaz até dia 6 de fevereiro

 

21ª Unifor Plástica – Corpo Ancestral

Curadoria: Marcelo Campos e Pollyana Quintela

Em cartaz até dia 13 de fevereiro

Visitação: terça a sexta-feira, de 9h às 18h | Sábados e domingos, de 10h às 18h

Local: Espaço Cultural Unifor (Avenida Washington Soares, 1321)

Entrada gratuita

Topo Logo

Apoio e patrocinio