Página Interna

#ConexãoTurismo: Conheça Jericoacoara, a vila mais charmosa do Ceará

Carinhosamente conhecida como Jeri, a Vila de Jericoacoara é um dos destinos nordestinos mais buscados pelos viajantes nos últimos anos. Localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, na cidade de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, a Vila é um lugar sossegado, com ruas de areia e cenários bucólicos, local ideal para quem deseja descansar e renovar as energias.

Dunas, lagoas, mangues e o mar escondem Jeri, uma simples vila de pescadores, mas com uma estrutura moderna formada por hotéis, pousadas, restaurantes e bares que agradam até mesmo os turistas mais exigentes. Ruas com pouca iluminação, a sensação dos pés tocando a areia no caminhar e o clima familiar de cidade do interior envolve a região e conquista os visitantes.

Jericoacoara é um local que recebe turistas o ano inteiro, mas é especialmente muito procurada entre a segunda quinzena do mês de dezembro e o período de Carnaval. Nos fins de semana e feriados, a região também é muito bem frequentada.

Para quem deseja aproveitar as lagoas de águas cristalinas, o melhor período é o primeiro semestre do ano, quando as chuvas enchem as lagoas e possibilitam bons banhos. Mas não pense que o sol dá trégua nesse período de chuva, muito pelo contrário. Mesmo em épocas chuvosas, o visitante pode desfrutar de bons dias de sol e calor.

Já o segundo semestre é ideal para quem gosta de velejar. Aliás, o mês de agosto é o mês mais propicio, já que os ventos são mais fortes.

Praias e lagoas de Jericoacoara

Entre as atrações de Jeri, as praias e lagoas são boas opções para quem prefere aproveitar o dia curtindo o sol e dando um bom mergulho. Os pontos mais procurados são:

1. Praia de Jericoacoara;
2. Praia da Malhada;
3. Lagoa do Paraíso;
4. Lagoa da Tatajuba.

Outras atrações

A Vila de Jericoacoara possui várias atrações para curtir além das praias. O visitante pode conhecer, por exemplo, a Duna do Pôr do Sol, um dos símbolos da região no fim de tarde. Já a Pedra Furada, o cartão postal de Jeri, rende belas fotos.

Outro ponto é o Mangue Seco, localizado às margens do Rio Guriú, local onde são feitos passeios para observar os cavalos marinhos. Os moradores da localidade costumam colocar balanços e redes para os turistas.

E por fim, o visitante não pode deixar de fazer o tradicional passeio de buggy pelos Litorais Oeste e Leste de Jericoacoara. Indo pelo Litoral Oeste, o trajeto passa pela árvore da preguiça, pelo Lagun, pela Lagoa Azul, pela Lagoa do Paraíso, uma parada opcional em Pedra Furada, finalizando no The Alchymist Beach Club.

Já indo pelo Litoral Leste, o visitante conhece um viveiro natural de cavalos marinhos, atravessa o Rio Guriú de balsa, para no Mangue Seco, atravessa dunas, desce de um tobogã improvisado colocado nas dunas, e termina na Lagoa da Tatajuba. Lá é possível curtir os restaurantes ao redor, com mesas e redes na água, além de um cardápio 3D com peixes e frutos do mar frescos.

Por ser muito grande, o visitante pode levar de três a quatro dias para aproveitar boa parte do que a Vila tem a oferecer.

Topo Logo

Apoio e patrocinio