Página Interna

#ConexãoMulher: 4 mulheres cearenses na liderança de grandes empresas

Neste Dia Internacional da Mulher, o Conexão 085 quer destacar quatro cearenses que ocupam cargos de alto nível em empresas de grande porte, com relevância nacional. Fazendo a diferença em posições de liderança e tomada de decisão, elas inspiram outras mulheres a alçarem voos mais altos.

Somando experiência e expertise, Patriciana Rodrigues (Pague Menos), Juliana Freitas (FortBrasil), Aline Ferreira (Aço Cearense) e Renata Paula Santiago (BSPAR Inc) são exemplos da força feminina no mundo dos negócios. Conheça a trajetória delas:

Patriciana Rodrigues — Presidente do Conselho de Administração das Farmácias Pague Menos

Segunda geração dos fundadores da Pague Menos, Patriciana começou a trabalhar na empresa da família em 1999 e, desde então, já ocupou a posição de gerente de marketing, diretora de marketing, diretora de compras, vice-presidente comercial e, a partir de 2020, presidente do Conselho de Administração.

Em sua trajetória, já esteve à frente de inúmeras campanhas publicitárias em nível nacional; de grandes negociações com a indústria farmacêutica, de beleza e bem-estar; da implantação de sistemas como o IBM Demandtec e Profimetrics; e da remodelação da marca e das fachadas de lojas. Também colaborou diretamente no grandioso projeto da Loja 1000 e da Loja Conceito.

Patriciana é formada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com pós-graduação em Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e um MBA em Marketing pela CEDEPE Business School de Pernambuco.

Juliana Freitas — Fundadora e CEO da FortBrasil

Juliana é uma das raras CEOs de startups financeiras no país. Há 15 anos, fundou a FortBrasil, uma das maiores fintechs em atividade no setor nacional de cartões de crédito. Atualmente lidera a empresa com dois sócios. Desde 2011, a FortBrasil marca presença no ranking das Melhores Empresas Para Trabalhar (GPTW).

Entre 2010 e 2015, a FortBrasil cresceu cerca de 50% ao ano. A empresa mais que dobrou o tamanho da sua operação nos últimos dois anos, saindo de 1 bilhão em vendas ao fim de 2019 para R$ 2,3 bilhões de movimentação nos seus cartões em 2021. Para 2022, a empresa espera registrar uma cifra de R$ 3 bilhões em transações.

Juliana é bacharel em Administração pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com um MBA da Universidade de Pittsburgh, nos EUA. Tem formação acadêmica em programas de administração e negócios na IESE Business School, Universidade de Stanford e Columbia Business School. É ainda uma empreendedora Endeavor e fundadora do Cartão Vai Bem.

Aline Ferreira — Vice-presidente comercial e financeira no Grupo Aço Cearense

Aline Ferreira é uma executiva com sólida experiência em Siderurgia e Metalurgia, no desenvolvimento de equipes e gestão administrativa e comercial. Ao lado do pai, comanda o grupo Aço Cearense, onde, além de sócia executiva e vice-presidente comercial e financeira, também é responsável pelas áreas de Pessoas, Processos e Tecnologia.

Aline foi a primeira mulher a se tornar uma embaixadora da Endeavor no Brasil, posição que ocupa até hoje. A organização internacional é líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo. A empresária também é conselheira consultiva do Lide Indústria Ceará e presidente do Conselho Consultivo da Associação Júnior Achievement Ceará.

É formada em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Possui cursos de extensão Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (FDC) e Programa de Capacitação Gerencial (Instituto FA7/IPL).

Renata Paula Santiago — Diretora Administrativa Financeira da BSPAR Inc.

Executiva da área Administrativa Financeira, Renata Paula Santiago está na liderança desse setor na BSPAR Incorporações Ltda há mais de 10 anos. Com atuação no segmento da construção civil, a incorporadora localizada em Fortaleza destaca-se pela solidez no mercado.

Renata também faz parte da Diretoria do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF CE) desde 2017, sendo a primeira mulher a ocupar esse cargo. Foi líder do Movimento IBEF Mulher CE até 2020. Atualmente, ocupa a posição de Presidente do IBEF CE, para a gestão Mar21/Fev23.

A executiva é formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com pós-graduação em Gestão de Negócios e Empresas pela Fundação Dom Cabral. Atuou em diversas empresas locais e nacionais como Vicunha Nordeste, Têxtil Bezerra de Menezes, J.Macedo Alimentos e Agripec/Nufarm.

Topo Logo

Apoio e patrocinio