Página Interna

Complexo do Pecém ganhará nova usina a gás natural

Nesta terça-feira (21), o consórcio Portocém foi o grande vencedor no leilão para implantação de Usina Termelétrica a Gás Natural na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará) do Complexo do Pecém.

O lance do consórcio Portocém corresponde a aproximadamente 70% do total de novos investimentos contratados no leilão inédito de reserva de capacidade de energia, promovido na sede da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.

Somente no novo empreendimento do consórcio Portocém serão investidos aproximadamente R$ 4,2 bilhões, e o projeto conta com previsão de início de operação em julho de 2026.

A potência instalada da nova usina deverá chegar a 1.571 megawatts, reforçando ainda mais a segurança energética do Estado do Ceará e do Brasil.

Consórcio Portocém

O consórcio é liderado pela Ceiba Energy e projetado pela Ponte Nova Energia – sendo ambas empresas integradas nas áreas de energia, infraestrutura e gestão de negócios. A Ceiba Energy possui, desenvolve e opera ativos de geração de energia na América Latina.

A empresa se concentra na geração renovável e na geração de capacidade, com baixo teor de carbono, para apoiar o crescimento das energias renováveis a fim de fornecer energia limpa e acessível, proporcionando empregos diretos e indiretos e crescimento econômico.

A Ceiba Energy é apoiada pela Denham Capital, empresa líder mundial em energia e recursos com mais de US$ 9,4 bilhões de capital investido e comprometido.

Topo Logo

Apoio e patrocinio