Página Interna

Teresa Santos vai usar look inspirado no Pau-Brasil na final do Miss Universo

Para representar nosso país no Miss Universo 2021, que acontece em Israel no próximo domingo (12), a Miss Brasil 2021, a cearense Teresa Santos, vai transformar o palco do maior concurso de beleza do mundo em manifesto pelo meio-ambiente, ao desfilar com look vermelho inspirado no Pau-Brasil.

No desfile de traje típico, Teresa usará um macacão pintado à mão pelo estilista Bruno Oliveira, que tem bordados em vidrilhos e estrutura natural de vime para reproduzir as copas da árvore. “O look é um paradoxo entre o Manifesto Modernista e o alerta da ação predatória do homem contra a natureza”, explica a miss.

Um ícone de força, beleza e resistência no País desde o período da colonização, o Pau Brasil deu origem ao nome da nossa pátria e é nossa Árvore Nacional desde 1978. Em 2004 a espécie entrou oficialmente na lista de árvores ameaçadas de extinção. Hoje, o pau-brasil encontra-se protegido por lei e não pode ser cortado para fins de florestas comerciais.

Em Fortaleza, a árvore pode ser vista no Parque do Cocó, no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Jardim de Burle Marx do Theatro José de Alencar, no Passeio Público, na Praça Gustavo Barroso e na Praça do Ferreira, além de outras localidades.

Vestido reciclado

A Miss cearense também enalteceu a sustentabilidade ao usar, em Jerusalém, vestido em patchwork feito por mulheres do projeto social Vai Maria, idealizado pelo Instituto da Primeira Infância (Iprede), que tem como objetivo resgatar a autoestima de vítimas de violência doméstica e mães de família em situação de risco.

Sobre a peça, Teresa Santos escreveu que “Esse vestido tem um significado muito importante para mim. Muitas mãos e muitas histórias fizeram esses retalhos se transformarem nessa peça. É a segunda vez que uso esse vestido. Afinal, precisamos incentivar o consumo consciente, lembrando que roupas não são descartáveis.”

O projeto Vai Maria existe desde 2018, com aulas teóricas e práticas de corte e costura, além de promover encontros com criadores, estilistas e empreendedores de moda que compartilham conhecimento com as alunas. “Por meio da moda, essas mulheres buscam se profissionalizar e melhorar a sua qualidade de vida. Gerando fonte de renda e estímulo para seguirem lutando pelos seus sonhos”, finaliza a Miss Brasil 2021.

Topo Logo

Apoio e patrocinio