Página Interna

Carnaval de Aracati é reconhecido como manifestação da cultura nacional

Nesta terça-feira (28), um projeto de lei que reconhece o Carnaval de Aracati como manifestação cultural nacional foi sancionado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro. O projeto, de autoria do deputado federal cearense Eduardo Bismarck, tem como objetivo valorizar a cultura do carnaval na cidade e consolidá-la como destino turístico.

O tradicional Carnaval de Aracati recebe milhões de pessoas anualmente. Em 2019, foram aproximadamente 474 mil pessoas em uma única noite. O evento é considerado uma importante fonte de renda econômica do município, atraindo turistas de todo país.

A festa costuma acontecer em quatro arenas: Praia de Marjolândia; Praça da Comunicação; Rua Coronel Pompeu; e Rua Coronel Alexanzito, onde ocorre o carnaval cultural, sendo essa uma rua tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por seus sobrados e casarões portugueses.

Aracati mantém viva as suas raízes, que fortalece a sua história e procura preservar os seus costumes e tradições. Devido ao acervo de construções do período colonial, a própria cidade foi considerada patrimônio histórico e artístico nacional pelo IPHAN em 2001.

Topo Logo

Apoio e patrocinio