Página Interna

Capacete Elmo é apresentado em congresso nacional de Inovação na Indústria

Invenção cearense que salvou vidas, o projeto do capacete Elmo foi selecionado para participar do 9º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria, maior evento do tipo na América Latina, realizado de 9 a 10 de março, em formato híbrido.

Na ocasião, acontece o Summit Senai P&D + Impacto, onde 25 cases de projetos inovadores desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos Senai de Inovação e Tecnologia serão apresentados, entre eles, o capacete Elmo. Os três melhores cases, escolhidos em votação online, serão premiados ao final do evento, nesta quinta-feira (10). Vote no capacete Elmo aqui no link.

A invenção cearense é fruto de parceria público-privada envolvendo a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará), Universidade de Fortaleza (Unifor), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Esmaltec.

O Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria reúne tomadores de decisão de empresas de todos os portes, representantes do Governo, da academia e de instituições de ciência e tecnologia para pensar e debater a inovação como principal estratégia de crescimento e competitividade.

A proposta é refletir sobre como cocriar um mundo mais sustentável, tendo a educação e a inovação como motores dessa transformação. O Congresso é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae).

Capacete Elmo

O Elmo é um capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não invasivo e mais seguro para profissionais de saúde e pacientes. Criado em abril de 2020 em uma força-tarefa, o equipamento inovador surgiu como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica causada pela covid-19.

O desenvolvimento, protótipos, testes de usabilidade e clínicos, e os primeiros treinamentos do Elmo foram feitos no Instituto Senai de Tecnologia (IST) e no Senai Jacarecanga. Já os testes iniciais de usabilidade foram feitos entre os próprios pesquisadores e voluntários em laboratório. Após essa fase, um ensaio clínico prospectivo de viabilidade foi executado no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade implantada pelo Governo do Estado para o atendimento exclusivo de pacientes com covid-19.

SERVIÇO
Summit SENAI P&D + Impacto
Dias 09 e 10 de março de 2022
Formato híbrido
Site: https://www.congressodeinovacao.com.br/
Vote no capacete Elmo

Topo Logo

Apoio e patrocinio