Página Interna

Mais pessoas estão virando criadoras de podcasts, segundo o Spotify

O ano de 2020 é considerado o boom do surgimento de podcasts, mas, segundo avaliação do Spotify, 2021 provou ser o ano que esse segmento atingiu seu pico. O ritmo de criação não diminuiu nem um pouco e, mais do que nunca, os podcasters estão ficando mais criativos com o desenvolvimento de novos conteúdos e modelos de negócio.

Com 1,2 milhão de novos podcasts publicados no app de streaming neste ano que se encerra, é evidente que um número cada vez maior de pessoas estão escutando e criando conteúdo de áudio. Dessa quantia, mais de 1 milhão de podcasts estreantes foram criados usando o Anchor, plataforma específica do Spotify para esse fim.

Segundo a avaliação do streaming, o mercado para podcasters independentes é bastante global. Os maiores mercados, em termos de total de novos programas criados no Anchor em 2021, foram Estados Unidos, Brasil, México, Indonésia e Índia. A análise conclui ainda que a América do Sul e Central estão numa crescente para uma economia criativa de podcasts de sucesso.

Podcasts 5 estrelas

Com o objetivo de deixar o consumo de podcasts ainda mais qualificado, o Spotify também está se preparando para lançar uma nova ferramenta de avaliação de podcasts, com estrelas. O sistema vai melhorar a capacidade dos usuários de descobrir novos programas, ao dar destaque à popularidade e a opinião do público.

As avaliações, que ficarão disponíveis em breve em quase todos os mercados globais, darão aos ouvintes a oportunidade de apoiar seus podcasts favoritos, e também dar um feedback direto. Depois de ouvir um programa, os fãs vão poder dar uma nota de 1 a 5 estrelas. A média das notas aparecerá na página principal do podcast no Spotify, junto do número total de avaliações.

Segundo a plataforma, essa nova ferramenta deixará mais fácil para os ouvintes decidir quando testar um novo podcast que pode ser seu novo favorito. As avaliações também vão dar aos criadores uma visão mais ampla de como eles estão se saindo, que eles podem usar para conseguir feedbacks mais específicos.

Você sabia que o Conexão 085 tem um canal de podcasts no Spotify? Lá você encontra algumas das entrevistas exclusivas que já fizemos com grandes personalidades do nosso Ceará. Confere lá: https://open.spotify.com/show/1sZLSW0yiWmI5V6qMgEjOy

Topo Logo

Apoio e patrocinio