Página Interna (gastronomia)

Cachaça: Fortaleza recebe o 1º Concurso Regional de Rabo de Galo

Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (27), a partir das 13h, o Náutico Atlético Cearense é palco do Concurso Regional de Rabo de Galo, coquetel de Cachaça com Vermute. É a primeira vez que Fortaleza recebe o evento, que já caminha para a 5ª edição em escala nacional.

Na ocasião, o público poderá conferir palestras com especialistas do setor, além de cinco rodadas de competição do melhor cocktail entre 15 bartenders, que disputarão a premiação individual e por equipe.

A entrada é franca e os interessados devem fazer a inscrição antecipadamente online. Para os interessados de outras regiões, há a possiblidade de assistir em tempo real pelo canal de YouTube “Mestre Derivan”, do bartender Derivan Ferreira, organizador do evento.

O concurso regional, que irá privilegiar exclusivamente as cachaças e os profissionais da coquetelaria cearense, conta com as seguintes empresas participantes: Cachaça Aviador, Cachaça Xerosa, Cachaça Ypióca, Taberna do Poço, Embaixada da Cachaça, Cachaça Malandrinha, Cachaça Nogueira, Cachaça Mapirunga e Restaurante Cantinho do Frango (Cachaça Cedro do Líbano).

De acordo com Carlos Lima, do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade nacional representativa do setor que é patrocinadora e apoiadora do evento, tanto em Fortaleza quanto nas demais regionais e na edição nacional, a quantidade de atributos da Cachaça e a sua versatilidade podem ser comprovadas por meio de sua utilização em diversos drinks, como o Rabo de Galo, do qual a Cachaça é o principal ingrediente.

Segundo Derivan Ferreira, o objetivo do concurso é potencializar a importância do Rabo de Galo, sobretudo internacionalmente, possibilitando sua inserção como o 2º coquetel brasileiro a base de Cachaça na lista da International Bartenders Association (IBA).

Mestre Derivan explica que, quando é aceito pela IBA, o coquetel passa a fazer parte de estudo para a formação de bartenders em sala de aula, que precisam pesquisar sobre a origem, o modo de preparo e a importância para a coquetelaria, o que ocorreu com a Caipirinha em 1994, quando foi reconhecida pelo IBA.

“Difundir o consumo do Rabo de Galo aqui e no exterior é essencial para o produtor – uma vez que diversifica o uso da Cachaça, para o profissional de bar – que ganha mais um atrativo para sua casa, e para o país – por ser um drink que representa a cultura e a história brasileira”, destaca o organizador do evento.

“Temos produtores de Cachaça distribuídos em todo o Brasil, além disso exportamos para mais de 70 países. Iniciativas como a do Concurso são fundamentais, uma vez que valorizam uma bebida que é genuinamente brasileira e colaboram para ampliar o conhecimento sobre o Rabo de Galo no mercado nacional e elevá-lo ao cenário da coquetelaria internacional”, completa o porta-voz do IBRAC.

Sobre o Rabo de Galo

Um coquetel “nacionalissimamente” brasileiro, que começou a ser comercializado na cidade de São Paulo na década de 50 com uma mistura fracionada de Cachaça com Vermute para agradar os consumidores italianos.

Essa mistura, fez com que o Rabo de Galo se tornasse mais democrático e indispensável ao gosto dos etilistas de plantão e profissionais da área de coquetelaria. Assim, surgiu o Rabo de Galo no país.

SERVIÇO:

1° Concurso Regional de Rabo de Galo em Fortaleza CE

Data: dia 27 de junho (segunda-feira)

Hora: 13h (término 18h)

Local: Náutico Atlético Cearense

Endereço: Av. da Abolição, 2727 – Meireles, Fortaleza – CE, 60165-081

Link: Inscrição Rabo de Galo Regional-CE

Entrada franca

Topo Logo

Apoio e patrocinio