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BMW lança SUV elétrico que muda de cor usando digitalização

Nos dias de hoje, a cor escolhida para um carro já é uma expressão da personalidade do motorista, mas o BMW iX Flow com E Ink eleva isso a outro nível. O modelo é uma amostra de uma tecnologia futura que vai usar a digitalização para adaptar o exterior de um veículo a diferentes situações e desejos individuais. A superfície do carro pode variar de tonalidade de acordo com as instruções do motorista.

A fabricante alemã anunciou o modelo inovador na CES 2022, maior feira de eletrônicos de consumo, que aconteceu em Las Vegas, EUA, entre os dias 5 e 8 de janeiro. Além de representar uma maior personalização, a cor externa variável também pode contribuir para o bem-estar no interior e até mesmo a eficiência do veículo.

“As experiências digitais não se limitarão apenas a monitores no futuro. Haverá cada vez mais fusão do real com o virtual. Com o BMW iX Flow, nós estamos dando vida à carroceria do carro”, ressalta Frank Weber, membro do Conselho de Administração da BMW AG – Desenvolvimento.

As mudanças fluidas de cor são possíveis em razão de um envoltório especial da carroceria, feito sob medida precisamente para os contornos do veículo esportivo totalmente elétrico da BMW. Quando estimulada por sinais elétricos, a tecnologia eletroforética traz à superfície pigmentos de diferentes cores, fazendo com que a pele corporal fique com a coloração desejada.

A inovadora tecnologia cria novas maneiras de alterar a aparência do veículo de acordo com as preferências estéticas do motorista, as condições ambientais ou mesmo os requisitos funcionais. “Isso dá ao motorista a liberdade de expressar diferentes facetas de sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e de redefinir isso toda vez que sentar no carro”, disse Stella Clarke, chefe de projeto do BMW iX Flow com E Ink.

Aumento de eficiência

Uma cor externa variável também pode contribuir para a eficiência do veículo, se levarmos em consideração as diferentes habilidades das cores claras e escuras de refletir a luz do sol e a absorver energia térmica. Uma superfície branca reflete muito mais luz do sol do que uma preta.

Consequentemente, o aquecimento do veículo devido à forte luz solar e às altas temperaturas exteriores pode ser reduzido alterando o exterior para uma cor clara. Em climas mais frios, uma película externa escura vai ajudar o veículo a absorver visivelmente mais calor do sol.

Em ambos os casos, mudanças seletivas de cor podem ajudar a reduzir a quantidade de resfriamento e aquecimento necessário do ar condicionado do veículo. Isso reduz a quantidade de energia que o sistema elétrico do veículo precisa e, com ela, também o consumo de combustível ou eletricidade do veículo. Em um carro totalmente elétrico, mudar a cor de acordo com o clima também pode ajudar a aumentar o alcance. No interior, a tecnologia poderia, por exemplo, evitar que o painel esquentasse muito.

Como funciona a tecnologia E Ink?

O revestimento de superfície do BMW iX Flow com E Ink contém muitos milhões de microcápsulas, com um diâmetro equivalente à espessura de um cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, a estimulação por meio de um campo elétrico faz com que os pigmentos brancos ou pretos se acumulem na superfície da microcápsula, dando à carroceria do carro a tonalidade desejada.

Essa tecnologia cria um potencial sem precedentes de personalização na área de design exterior. O Grupo BMW já está conduzindo o desenvolvimento da tecnologia para que uma nova forma de personalização possa ser experimentada tanto no exterior quanto no interior dos veículos de produção futuros.

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