Página Interna

AYO Fitness Club dá dicas de como cuidar do corpo durante as festas de fim de ano

Época de fim de ano é conhecida por ter muitas festas e confraternizações, como ceia de Natal, Réveillon e confraternizações de amigos e trabalho. Esses momentos devem ser festejados e aproveitados, mas o recomendado é que seja feito com moderação, evitando excessos que possam colocar em risco a saúde e a boa forma.

A frequência de atividades físicas é um ponto importante. Segundo Júlio Cesar Chaves, Mestre em Ciências Médicas e Coordenador Técnico da Ayo Fitness Club, as novas diretrizes da Organização Mundial da Saúde sugerem uma distribuição semanal de 150 a 300 minutos de exercícios físicos de intensidade moderada, ou 75 a 150 minutos de intensidade vigorosa.

Júlio César sugere a fragmentação dos treinos no período de fim de ano em pelo menos três dias por semana e em dias espaçados. Isso porque quando o intervalo de descanso entre uma sessão de exercício e outra é muito longo, muitos dos benefícios propiciados pela prática do exercício são atenuados, não gerando resultados esperados.

“Uma excelente dica para as pessoas com pouco tempo para a realização de exercícios físicos neste final de ano é a adoção de treinos curtos com intensidade moderada ou elevada. Este tipo de treinamento aumenta o metabolismo e proporciona a ativação do efeito EPOC – Excesso de Consumo de Oxigênio Pós Exercício. Na prática, mesmo com curto período de tempo em exercícios, você estará queimando calorias por várias horas após as práticas”, pontua o coordenador.

Praticando em casa

Como época de fim de ano também é muito conhecida por viagens e recessos, o tempo também é um grande inimigo dos exercícios, por isso a AYO listou alguns exercícios que podem ser praticados em qualquer lugar:

1. Agachamentos ou movimento de senta e levanta;

2. Polichinelos ou salto em cordas;

3. Apoio de frente;

4. Mergulho no banco.

Os exercícios devem ser realizados com duas a quatro séries para cada, respeitando a seguinte hierarquia de condicionamento:

Iniciantes – 30 segundos de exercício para 60 segundos de descanso.

Moderados – 30 segundos de exercício para 30 segundos de descanso.

Avançados – 30 segundos de exercício para 15 segundos de descanso

É importante salientar que antes de iniciar qualquer atividade física, deve-se procurar um profissional de Educação Física graduado para a prescrição adequada dos exercícios.

Topo Logo

Apoio e patrocinio