Página Interna

Aproveite o final de semana no parque; de Feira Agroecológica a momentos de lazer e esportes

Que tal levar a família para curtir umas atividades saudáveis no parque? Neste final de semana (18 e 19/12), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vai promover várias atividades no Parque Estadual do Cocó; na Área de Proteção Ambiental do Rio Maranguapinho; na Área de Relevante Interesse Ecológico do Sítio Curió, em Fortaleza; e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Entre as atividades estão a Feira Agroecológica, educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação.

As atividades começam já no sábado (18) com a última edição do ano da Feira Agroecológica do Parque, na Área Adahil Barreto, do Parque Estadual do Cocó (Rua Major Virgílio Borba, 177 – Dionísio Torres), das 7h às 12h. Na oportunidade haverá atração cultural com a Banda Aquarela, que trará música e animação.

O presidente da Fundação Cepema, Adalberto Alencar, destaca que será um sábado especial e de muita alegria, com degustação de arroz vermelho, roda de conversa e sorteios. “Um passeio para curtir com a família e adquirir alimentos saudáveis, direto da agricultura familiar agroecológica”, disse.

A feira acontece quinzenalmente, com uma diversidade de alimentos saudáveis oriundos da agricultura familiar. Os visitantes podem encontrar na Feira Agroecológica no Parque mais de 80 tipos de produtos com preços acessíveis. Os orgânicos são produzidos por agricultores da Serra da Ibiapaba, do Maciço de Baturité, Sertão Central, da Região Metropolitana de Fortaleza, além da produção da Cooperativa Central das Áreas de Reforma Agrária do Ceará (CCA/MST).

Viva o Parque

No domingo (19), o programa Viva o Parque terá sua última educação do ano, funcionando em quatro locais de forma simultânea: Área de Proteção Ambiental do Rio Maranguapinho; Parque Estadual do Cocó; Área de Relevante Interesse Ecológico do Sítio Curió, em Fortaleza; e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

O Viva o Parque propicia à população a oportunidade de se reaproximar da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação estaduais. Dentre as atividades, merecem destaque o circuito de arvorismo, no Cocó; parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; SlackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids); e cama elástica.

Em meio às atrações de lazer ao ar livre no Parque do Cocó, com mais de 2 km de trilhas interligadas, vale a pena conhecer o Meliponário Parque Escola, onde os visitantes poderão conhecer boas práticas para o manejo e conservação de abelhas sem ferrão, por meio de uma oficina que acontece a partir das 9h. Já no Botânico, tem pedalinho e meliponário também, uma biblioteca e 6 km de trilhas com vasta diversidade de fauna e flora.

Nos dias 26 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, as atividades se concentram somente no Parque do Cocó, mas sem o arvorismo, que entrará em recesso, assim como as demais Unidades de Conservação, para reorganização.

Topo Logo

Apoio e patrocinio