Página Interna

A importância da persona ideal para o sucesso de um negócio

Para quem está começando seu próprio negócio, independente do segmento que ele esteja inserido, um dos principais desafios para o sucesso de uma marca é ser encontrado pelos clientes ideais, definidos como persona.

Podemos definir persona como a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

A persona é quem irá guiar a criação de conteúdo e estratégias realizadas por meio do Marketing Digital. Muitas dúvidas surgem quando falamos, por exemplo, sobre a persona e o público alvo de uma marca.

Enquanto o público-alvo é uma ideia geral de quem você acredita que se interessa pelos seus produtos, a persona é um personagem bem definido que representa esse público. Quando você identifica quem é a pessoa que tem tudo a ver com a sua marca e com os seus produtos, você entende melhor como essa pessoa pode chegar até a sua marca.

Traçar a persona ideal ajuda a estruturar melhor o processo de criação e planejamento de divulgação de um negócio. Uma das maneiras mais simples de identificar quem é a sua persona é aplicar uma pesquisa com os clientes ou possíveis clientes. Mas, quando o negócio ainda está começando, outras estratégias podem ser utilizadas.

O caminho prático para construir a sua persona é: analisar os dados de quem já compra de você, resgatar quem você entende como público-alvo e ver como essas pessoas encontraram no seu produto uma solução para um problema que tinham.

Para iniciar o processo de criação da persona ideal, é necessário realizar uma análise de quem são as pessoas que acessam a loja ou negócio e que estão acompanhando as redes sociais da marca.

Alguns pontos da persona que são importantes a ser considerados são a idade, ocupação, cargo, escolaridade, hábitos de consumo, estilo de vida, hobbies e as tecnologias que a persona usa, além das mídias sociais que mais gosta.

Fazer conteúdos de acordo com o momento que a sua persona está e garanta que a sua marca se torne mais do que apenas um produto ou solução. Lembre-se que a experiência do seu cliente com a sua marca não começa na compra, mas muito antes disso quando ele entra na sua rede social ou mesmo no seu site.

Enxergar a sua marca, seja ela pequena ou média, como um negócio de sucesso é entender a importância de conhecer a sua persona e priorizar a satisfação dela para que seu e-commerce seja a sua referência de marca.

Rayssa Thomaz
Especialista em Marketing de Moda
Diretora da Yssa Agência e Yssa Marketing

Topo Logo

Apoio e patrocinio