Viajar está no topo da lista de desejos dos brasileiros no pós-pandemia
Por Redação - Conexão085

Mais do que comprar um imóvel, voltar a estudar ou comprar um carro, os brasileiros querem fazer as malas e explorar destinos turísticos. É o que aponta o estudo “Narrativa Travel – 2022”, divulgado pela Meta, administradora do Facebook, Instagram e Whatsapp.
De acordo com o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que viajar é muito importante para suas vidas e 66% pretendem viajar no segundo semestre de 2022. A pesquisa foi realizada em maio de 2022 e contou com a participação de 500 entrevistados.
A maioria (60%) dos entrevistados planejam viagens para dentro do Brasil, em cidades de outros estados brasileiros, reforçando a tendência crescente do turismo interno. No Ceará, essa tendência se confirma nos números de hotelaria e de movimentação nos aeroportos.
A principal razão para realizar uma viagem é o lazer: 79% das pessoas irão viajar por este motivo, enquanto 39% vão visitar familiares e/ou amigos. Além disso, 61% dos consultados disseram viajar para relaxar e 16% viajam para conhecer novas culturas, experiências e histórias.
Com relação a forma de obter informações, o estudo apontou que 63% dos entrevistados buscam sites especializados, enquanto 54% usam sites de busca da internet. Já 53% dos consumidores usam sites de companhias aéreas ou de hotéis; 46% pesquisam em páginas de agências de viagens e 34% acessam páginas, sites ou blogs especializados em viagens.
De acordo com o estudo, o Instagram é a rede social mais utilizada na busca de dicas de viagem: 25% dos entrevistados utilizam informações desta rede social, enquanto 16% dos entrevistados usam informações do WhatsApp e 15% preferem o Facebook.
No quesito hospedagem, 70% dos entrevistados sentiram vontade de se hospedar em um hotel/acomodação em que um influenciador digital especializado estava hospedado e 30% dos viajantes irão se hospedar em um cruzeiro na próxima viagem.
Com informações do Ministério do Turismo.
29 de setembro de 2022 às 13:32