[Atualizada] Venda online em supermercados registra alta e aponta tendência
Por Redação - Conexão085
*matéria atualizada em 28/04/22
Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, no Insights Supermercados – Janeiro/2022, somente 53% dos brasileiros ainda realizam compras de supermercado apenas em lojas físicas. Isso aponta para uma crescente tendência de abertura do consumidor para a possibilidade de repor a despensa do conforto do lar.
Para o instituto de pesquisa, uma tendência interessante nesse segmento é que as compras em supermercados pela internet já são bastante frequentes. Uma em cada quatro pessoas entrevistadas compram online de vez em quando, ainda que a maior parte das compras de mercado sejam presenciais. Enquanto isso, 7% já compra predominantemente ou apenas pela internet.
O levantamento foi realizado em dezembro de 2021, com 2.089 internautas de todos os estados brasileiros pelo Painel de Consumidores do Opinion Box, e margem de erro de 2,1 pontos percentuais.
Os dados confirmam a tendência de crescimento constante das vendas online dos supermercados. Pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que os segmentos de comida por delivery e compras de supermercado online foram as categorias com maior crescimento no número de consumidores no comércio eletrônico.
“Os supermercados optaram por tecnologias como autoatendimento, aplicativos, delivery no início da pandemia e isso se estende até hoje. O consumidor entendeu que em casa é possível economizar e não gastar fora do lar e também está buscando cada vez mais praticidade em suas compras”, comenta Antônio Sales, diretor executivo da Associação Cearense de Supermercados.
25 de abril de 2022 às 9:00