Velejadores cearenses fazem expedição de 2 mil km da Praia do Preá até o Amapá
Por Redação - Conexão085
Um grupo de kitesurfistas do Ceará iniciou nesta quarta-feira (13) uma expedição de mais de 2 mil quilômetros, saindo da Praia do Preá, em Cruz, até o Oiapoque, no estado do Amapá. A previsão de chegada da expedição “Onde o Vento Levar” é no 3 de outubro.
Saindo do Rancho do Peixe, na praia do Preá, os navegadores Marco Dalpozzo, Cesar Inácio, André Penna, Said de Nazaré, em conjunto com o cearense Wandeson Sousa, pretendem ir velejando com equipamento de kitefoil até Oiapoque, no extremo norte do Amapá.
No primeiro dia, os aventureiros já percorreram 74 quilômetros, chegando a Camocim. A meta do grupo é alcançar Mairi, próximo a São Luís do Maranhão, até sábado, 16 de setembro. Para isso, os velejadores devem finalizar o dia em Barra Grande. Essa quinta-feira é dedicada a chegada até Ilha dos Poldros, para que então o caminho rumo a Mairi seja feito.
A expedição foi montada de modo que os participantes tenham segurança, mas com o mínimo de recursos externos possível. Amigos e pescadores ao longo do caminho são essenciais para o sucesso da empreitada.
Para cumprir a agenda, os velejadores precisarão contar com suporte no mar para atravessar a baía de Marajó, na terceira semana de expedição. Até lá, eles também devem contar com o suporte de pescadores e outros amigos velejadores que devem encontrar pelas 26 cidades que irão atravessar pelo mar.
14 de setembro de 2023 às 14:09