Vaia Cearense completa 82 anos; conheça a origem do dia
Por Redação 085 - Conexão085
Nesta terça-feira (30), o Ceará celebra 82 anos da vaia ao sol, ou como conhecemos popularmente, a vaia cearense. Mas o que muitos não conhecem é a história por trás e a origem desse marco cultural.
Em 1942, o Ceará vivenciava um forte período de seca, e os cearenses ansiavam por dias de chuva. Foi então, na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, que um grupo de cearenses se reuniu para vaiar o sol, como símbolo de protesto aos infindos dias de sol. O memorialista Miguel Ângelo Azevedo descreve o episódio como um dia “registrado na história” do estado.
O humorista cearense Victor Alen e o jornalista Tarcísio Matos, a convite do Conexão085, vão às ruas para nos falar um pouco mais sobre a origem da vaia cearense. Tarcísio nos explica que a expectativa era de três dias de chuva, mas ao aparecer o sol, os cearenses olham para o céu e entoam o famigerado “IIIIÊÊÊIIII”.
O coro de vaias simbolizou desde então um marco para os cearenses, trazendo a personalidade e o bom humor da terra do sol. Esse simbolismo vai além do ato de demonstrar insatisfação, indignação ou deboche, pois também traz união, humor e, acima de tudo, identidade.
Não se sabe ao certo, mas há indícios de que o grito é oriundo de tribos indígenas da região cearense. Contudo, apesar de não termos certeza de sua origem, sabemos que a vaia é um patrimônio imaterial, e que todo cearense, onde quer que esteja, se reconhece através desse marco. “Os índios sempre foram utilitários dessa expressão de inconformismo, mas a vaia também não é só isso, é também uma forma de gracejo, esportividade e coisa boa.”, explica Tarcísio Matos.
Confira a cobertura completa:
30 de janeiro de 2024 às 9:00